Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXTENSÃO NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho trata dos discursos sobre a Extensão na Formação Inicial de Professores/as. Ele é fruto do Projeto de Extensão intitulado “Educação em movimento: saberes e conhecimentos insurgentes das relações universidade-escola” que se fundamenta na necessidade de compreender a interlocução entre o ensino superior e a educação básica, teoria, prática e ação docente, pesquisa e intervenção, no sentido de responder aos desafios contemporâneos da formação e ação docente e da construção do conhecimento educacional. Nosso objetivo é analisar os discursos sobre a Extensão na Educação Superior Brasileira presentes em documentos curriculares para o magistério na educação escolar básica. A metodologia empregada consiste em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fundamentada na análise temática de documentos oficiais nacionais (Brasil, 2014, 2018, 2024). Assim, a presente proposta está assentada nas pesquisas e estudos realizados por Macedo e Miller (2022) e Macedo e Ranniery (2022), Araújo e Lopes (2021), Lima e Hypolito (2019), Lopes (2019, 2018), Trevisol e Almeida (2019), Oliveira e Oliveira (2022; 2018), Glynos, Oliveira e Burity (2019), Macedo (2017) Lopes e Macedo (2011). Tem-se como principais resultados a percepção de disputa entorno do termo “educação” como práticas sociais, mas que delimita a educação escolar básica como um processo formal mediado por docentes. Essa definição levanta questionamentos sobre suas limitações e possibilidades. Além disso, a extensão universitária na formação inicial dos professores é tida como ação de “valorização profissional” e forma de garantir a “qualidade da educação”, o que suscita reflexões sobre a efetividade das políticas públicas de formação e gestão dos sistemas de ensino e unidades escolares. Também se discute, a partir disso, se as exigências legais para os profissionais do magistério correspondem aos desafios reais da educação básica.

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