POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PSICOLÓGICAS AUXILIARES PARA O ÊXITO ESCOLAR DE PESSOAS ORIUNDAS DAS CLASSES POPULARES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4160 "inscrito_id" => 2306 "titulo" => "POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PSICOLÓGICAS AUXILIARES PARA O ÊXITO ESCOLAR DE PESSOAS ORIUNDAS DAS CLASSES POPULARES" "resumo" => "O êxito escolar de pessoas oriundas das classes populares no Brasil é algo raro, quiçá, improvável e fatores psicossociais não estão fora do cerne daqueles que conseguem o êxito escolar. Onde recentemente uma pesquisa apresentada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que verificou não chegar a 4% os que conseguem tal feito. Todos somos seres psicossociais, convivendo com o outro, com o alter, estas relações na vida podem possibilitar construir nossa identidade e realidade social. A maior parte da humanidade tem vivido sob pressão de ordens diversas, ficando a parte psíquica bastante afetada e nem sempre valorizada. Desta forma, tornando o bem-estar algo raro para a maioria da população, este bem-estar necessário para que possamos, inclusive, conviver ou administrar o estresse ou desafios que aparecem. E a resiliência (Cyrulnik), a individuação (Jung) e a busca do sentido (Frankl), são ações que se tornam em condições importantes para se atingir na maior parte das pessoas que buscam o êxito escolar de pessoas oriundas das classes populares que conseguiram ascensão social através dos estudos uma realidade. Esta pesquisa apresentará estratégias psicológicas que são preeminentes no processo que auxilia pessoas tidas como incapazes, ineptas, limitadas, a atingirem o êxito escolar, mesmo tendo origem social e econômica proveniente de estratos sociais populares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID2306_TB4160_31032025091606.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALES AUGUSTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TALES" "autor_email" => "visitao1978@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132016 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4160 "inscrito_id" => 2306 "titulo" => "POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS PSICOLÓGICAS AUXILIARES PARA O ÊXITO ESCOLAR DE PESSOAS ORIUNDAS DAS CLASSES POPULARES" "resumo" => "O êxito escolar de pessoas oriundas das classes populares no Brasil é algo raro, quiçá, improvável e fatores psicossociais não estão fora do cerne daqueles que conseguem o êxito escolar. Onde recentemente uma pesquisa apresentada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que verificou não chegar a 4% os que conseguem tal feito. Todos somos seres psicossociais, convivendo com o outro, com o alter, estas relações na vida podem possibilitar construir nossa identidade e realidade social. A maior parte da humanidade tem vivido sob pressão de ordens diversas, ficando a parte psíquica bastante afetada e nem sempre valorizada. Desta forma, tornando o bem-estar algo raro para a maioria da população, este bem-estar necessário para que possamos, inclusive, conviver ou administrar o estresse ou desafios que aparecem. E a resiliência (Cyrulnik), a individuação (Jung) e a busca do sentido (Frankl), são ações que se tornam em condições importantes para se atingir na maior parte das pessoas que buscam o êxito escolar de pessoas oriundas das classes populares que conseguiram ascensão social através dos estudos uma realidade. Esta pesquisa apresentará estratégias psicológicas que são preeminentes no processo que auxilia pessoas tidas como incapazes, ineptas, limitadas, a atingirem o êxito escolar, mesmo tendo origem social e econômica proveniente de estratos sociais populares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID2306_TB4160_31032025091606.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALES AUGUSTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TALES" "autor_email" => "visitao1978@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }