A AUSÊNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LIBRAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3794 "inscrito_id" => 1450 "titulo" => "A AUSÊNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LIBRAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS" "resumo" => "Introdução A educação inclusiva no Brasil enfrenta um desafio substancial: a falta de materiais didáticos adequados para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Apesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prever a inclusão de Libras nas escolas, a ausência de um Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) voltado para a disciplina impede que a educação inclusiva aconteça de forma eficaz. Este estudo investiga como essa lacuna impacta o desempenho dos alunos surdos e as práticas pedagógicas dos educadores, com o objetivo de apresentar soluções para promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Objetivos Objetivo Geral: Investigar os efeitos da ausência de livros didáticos de Libras no processo educacional de alunos surdos e sugerir alternativas que atendam tanto os estudantes quanto os educadores. Objetivos Específicos: 1.\tIdentificar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores devido à falta de um PNLD específico para Libras. 2.\tAnalisar as limitações da ausência de uma BNCC voltada especificamente para Libras. 3.\tEstudar as adaptações e estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos educadores. 4.\tPropor um modelo de material didático que atenda às necessidades dos alunos e educadores, alinhado às diretrizes da BNCC. Metodologia Este estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores, além de questionários direcionados aos estudantes surdos. A pesquisa também contempla uma análise das políticas públicas sobre educação inclusiva e uma revisão dos materiais orientadores existentes. A coleta de dados ocorrerá principalmente na região do Agreste Meridional, em escolas públicas e privadas, focando nas práticas pedagógicas e nos desafios decorrentes da ausência de material didático oficial de Libras. Resultados e Discussão Os resultados esperados devem evidenciar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos pela falta de material didático padronizado. Também será possível identificar as estratégias já adotadas para mitigar essa deficiência e sugerir um modelo de material que possa ser implementado nas escolas. A análise das entrevistas e questionários permitirá mapear as principais lacunas educacionais e fornecer uma base sólida para o desenvolvimento de futuros recursos pedagógicos. Considerações Finais A pesquisa destaca a importância de criar materiais didáticos específicos para Libras, de modo a atender as necessidades dos estudantes surdos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A inclusão de Libras na educação escolar depende da disponibilização de recursos adequados, para garantir que os alunos surdos tenham acesso à educação de qualidade, equiparando-se aos seus pares ouvintes. A proposta de um guia didático final objetiva fornecer o suporte necessário para a prática pedagógica inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1450_TB3794_24032025194845.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDSON BEZERRA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Leidson Rocha" "autor_email" => "leidsson@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131770 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3794 "inscrito_id" => 1450 "titulo" => "A AUSÊNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE LIBRAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INCLUSIVAS" "resumo" => "Introdução A educação inclusiva no Brasil enfrenta um desafio substancial: a falta de materiais didáticos adequados para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Apesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prever a inclusão de Libras nas escolas, a ausência de um Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) voltado para a disciplina impede que a educação inclusiva aconteça de forma eficaz. Este estudo investiga como essa lacuna impacta o desempenho dos alunos surdos e as práticas pedagógicas dos educadores, com o objetivo de apresentar soluções para promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Objetivos Objetivo Geral: Investigar os efeitos da ausência de livros didáticos de Libras no processo educacional de alunos surdos e sugerir alternativas que atendam tanto os estudantes quanto os educadores. Objetivos Específicos: 1.\tIdentificar as dificuldades enfrentadas por alunos e professores devido à falta de um PNLD específico para Libras. 2.\tAnalisar as limitações da ausência de uma BNCC voltada especificamente para Libras. 3.\tEstudar as adaptações e estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos educadores. 4.\tPropor um modelo de material didático que atenda às necessidades dos alunos e educadores, alinhado às diretrizes da BNCC. Metodologia Este estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores, além de questionários direcionados aos estudantes surdos. A pesquisa também contempla uma análise das políticas públicas sobre educação inclusiva e uma revisão dos materiais orientadores existentes. A coleta de dados ocorrerá principalmente na região do Agreste Meridional, em escolas públicas e privadas, focando nas práticas pedagógicas e nos desafios decorrentes da ausência de material didático oficial de Libras. Resultados e Discussão Os resultados esperados devem evidenciar as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos pela falta de material didático padronizado. Também será possível identificar as estratégias já adotadas para mitigar essa deficiência e sugerir um modelo de material que possa ser implementado nas escolas. A análise das entrevistas e questionários permitirá mapear as principais lacunas educacionais e fornecer uma base sólida para o desenvolvimento de futuros recursos pedagógicos. Considerações Finais A pesquisa destaca a importância de criar materiais didáticos específicos para Libras, de modo a atender as necessidades dos estudantes surdos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A inclusão de Libras na educação escolar depende da disponibilização de recursos adequados, para garantir que os alunos surdos tenham acesso à educação de qualidade, equiparando-se aos seus pares ouvintes. A proposta de um guia didático final objetiva fornecer o suporte necessário para a prática pedagógica inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1450_TB3794_24032025194845.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDSON BEZERRA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Leidson Rocha" "autor_email" => "leidsson@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }