TRABALHO DE CONCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO ENTRE ARTE E CURRÍCULO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131901 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3994 "inscrito_id" => 11258 "titulo" => "TRABALHO DE CONCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO ENTRE ARTE E CURRÍCULO" "resumo" => "A rede de ensino do estado de Pernambuco inclui, entre suas propostas curriculares, o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão do Ensino Fundamental (TCF), direcionados aos estudantes do 9º ano, sob a orientação do corpo docente das unidades escolares. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de orientação de uma pesquisa realizada por alunos da rede estadual, promovendo a discussão e o aprofundamento sobre como o Movimento Manguebeat abordou questões relacionadas à degradação ambiental e à exclusão socioeconômica das comunidades marginalizadas — em particular, as populações negras e indígenas — que historicamente enfrentam as consequências do racismo ambiental. Além da defesa do trabalho, o produto final apresentado à banca avaliadora e ao público visitante na culminância do projeto foi a exibição de um videoclipe. O cenário escolhido foi o bairro de Cavaleiro, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, e o videoclipe teve como propósito denunciar situações de racismo ambiental presentes na comunidade, enquanto utilizava como trilha sonora a canção “A Cidade”, da banda Chico Science e Nação Zumbi. Para subsidiar a pesquisa, foi necessário nos debruçarmos sobre as contribuições de Barbosa (1991), Castro (1967), Ribeiro (2018) e Silva (2019), entre outros autores que tratam do diálogo entre Arte, Currículo de Pernambuco, relações étnico-raciais e justiça ambiental. O êxito deste trabalho resultou na convocação dos estudantes para participarem da etapa regional dos TCFs, promovida pela Gerência Regional de Ensino Metropolitana Sul, responsável pela gestão das escolas da rede estadual localizadas nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID11258_TB3994_20032025143206.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DA SILVA RITO" "autor_nome_curto" => "Luana Rito" "autor_email" => "profluanarito@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131901 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3994 "inscrito_id" => 11258 "titulo" => "TRABALHO DE CONCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DIÁLOGO ENTRE ARTE E CURRÍCULO" "resumo" => "A rede de ensino do estado de Pernambuco inclui, entre suas propostas curriculares, o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão do Ensino Fundamental (TCF), direcionados aos estudantes do 9º ano, sob a orientação do corpo docente das unidades escolares. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de orientação de uma pesquisa realizada por alunos da rede estadual, promovendo a discussão e o aprofundamento sobre como o Movimento Manguebeat abordou questões relacionadas à degradação ambiental e à exclusão socioeconômica das comunidades marginalizadas — em particular, as populações negras e indígenas — que historicamente enfrentam as consequências do racismo ambiental. Além da defesa do trabalho, o produto final apresentado à banca avaliadora e ao público visitante na culminância do projeto foi a exibição de um videoclipe. O cenário escolhido foi o bairro de Cavaleiro, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, e o videoclipe teve como propósito denunciar situações de racismo ambiental presentes na comunidade, enquanto utilizava como trilha sonora a canção “A Cidade”, da banda Chico Science e Nação Zumbi. Para subsidiar a pesquisa, foi necessário nos debruçarmos sobre as contribuições de Barbosa (1991), Castro (1967), Ribeiro (2018) e Silva (2019), entre outros autores que tratam do diálogo entre Arte, Currículo de Pernambuco, relações étnico-raciais e justiça ambiental. O êxito deste trabalho resultou na convocação dos estudantes para participarem da etapa regional dos TCFs, promovida pela Gerência Regional de Ensino Metropolitana Sul, responsável pela gestão das escolas da rede estadual localizadas nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID11258_TB3994_20032025143206.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA DA SILVA RITO" "autor_nome_curto" => "Luana Rito" "autor_email" => "profluanarito@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }