Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE SOCIAL NEOLIBERAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho aborda uma reflexão fundamentada na análise do papel da escola como ferramenta de controle social no contexto neoliberal. Portanto, o estudo objetiva contribuir em discussões sobre a importância do fim da neutralidade do professor e a ascensão de uma pedagogia de transformação social. Como metodologia, foi produzido um levantamento bibliográfico, cujos principais referenciais teóricos são os estudos de Paulo Freire, Christian Laval, Antonio Gramsci e Theodor Adorno. A pesquisa discute como a escola, desde sua origem, tem sido utilizada como um meio de controle social, moldando comportamentos e valores que perpetuam a estrutura social vigente. No contexto neoliberal, essa função de controle social é reforçada pela ênfase na eficiência, competitividade e preparação para o mercado de trabalho. É de suma importância analisar os fundamentos desse sistema econômicos e seus reflexos no campo da educação. Para Christian Laval (2019), o neoliberalismo busca a privatização de setores públicos e a maximização da lógica do mercado. Seguindo este modelo, a educação passa a ser compreendida com uma mercadoria, sendo medida pela sua capacidade de introduzir o indivíduo no mercado de trabalho. Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia do Oprimido" (2020), argumenta que a educação deve ser um ato de liberdade e conscientização. A neutralidade do professor, ao evitar discussões sobre questões sociais e políticas, contribui para a manutenção do status quo e impede o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos. Logo, a relevância de práticas pedagógicas transformadoras e a construção de um currículo emancipatório, pois a escola, como ferramenta de controle social neoliberalista, pode tanto perpetuar a conformidade quanto promover a emancipação. O fim da neutralidade do professor é essencial para a ascensão de uma pedagogia de transformação social que valorize a reflexão crítica e a transformação social.

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