O LEGO® EDUCACATION COMO FACILITADOR DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131807 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3857 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "O LEGO® EDUCACATION COMO FACILITADOR DO ENSINO DAS CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na turma do 3º ano do Ensino fundamental numa Escola da Rede Municipal do Recife durante as aulas de Geografia, História e Ciências, com o objetivo de dialogar e construir maquetes de Lego® sobre paisagens e territórios, identificando características que demarcam o campo e a cidade, além de perceber as mudanças que acontecem nos espaços onde os alunos vivem. Buscou-se uma compreensão maior sobre o pertencimento de cada criança com o lugar onde vive seguindo o que a BNCC propõe para o 3º ano do Ensino Fundamental. Para uma melhor sistematização, optou-se por dividir as atividades em etapas, começando por uma roda conversa, habilitação ds alunos no uso do Google Maps, anotações e contrução das maquetes. O primordial era que os alunos entendessem a separação e a reaproximação, numa perspectiva híbrida do território, entre campo e cidade no contexto da globalização. Esse olhar possui influência direta sobre as interpretações apontadas, nos estudos de Milton Santos onde foi dado destaque aos aspectos elaborados pelo autor, considerando território uma característica fundamental para a compreensão do futuro e para a dinâmica da análise espacial. Diante dessa perspectiva, observou-se maior interação na sala de aula, inclusão de todos os alunos de forma acessível, enriquecimento da noção de bidimensionalidade e lateralidade, além de perceber as características dos espaços e territórios de forma visual, utilizando essa ferramenta pedagógica e tão lúdica que é o Lego® Education, priorizando o protagonismo e a criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID175_TB3857_30032025082943.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJA MARIA DE SANTANA MOUSINHO" "autor_nome_curto" => "EDJA" "autor_email" => "edjapedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131807 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3857 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "O LEGO® EDUCACATION COMO FACILITADOR DO ENSINO DAS CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido na turma do 3º ano do Ensino fundamental numa Escola da Rede Municipal do Recife durante as aulas de Geografia, História e Ciências, com o objetivo de dialogar e construir maquetes de Lego® sobre paisagens e territórios, identificando características que demarcam o campo e a cidade, além de perceber as mudanças que acontecem nos espaços onde os alunos vivem. Buscou-se uma compreensão maior sobre o pertencimento de cada criança com o lugar onde vive seguindo o que a BNCC propõe para o 3º ano do Ensino Fundamental. Para uma melhor sistematização, optou-se por dividir as atividades em etapas, começando por uma roda conversa, habilitação ds alunos no uso do Google Maps, anotações e contrução das maquetes. O primordial era que os alunos entendessem a separação e a reaproximação, numa perspectiva híbrida do território, entre campo e cidade no contexto da globalização. Esse olhar possui influência direta sobre as interpretações apontadas, nos estudos de Milton Santos onde foi dado destaque aos aspectos elaborados pelo autor, considerando território uma característica fundamental para a compreensão do futuro e para a dinâmica da análise espacial. Diante dessa perspectiva, observou-se maior interação na sala de aula, inclusão de todos os alunos de forma acessível, enriquecimento da noção de bidimensionalidade e lateralidade, além de perceber as características dos espaços e territórios de forma visual, utilizando essa ferramenta pedagógica e tão lúdica que é o Lego® Education, priorizando o protagonismo e a criatividade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID175_TB3857_30032025082943.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJA MARIA DE SANTANA MOUSINHO" "autor_nome_curto" => "EDJA" "autor_email" => "edjapedagogia@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }