POLÍTICAS DE INLCUSÃO DO NAPNE - IFRN: UM ESTUDO DE CASO DO CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE
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O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise descritiva das práticas desenvolvidas pelo NAPNE do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus São Gonçalo do Amarante ( SGA), com a finalidade de identificar ações que favoreceram a permanência, a participação e o desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa com recorte geográfico do campus em questão. Os dados analisados foram coletados no período de 2022 a 2025. A fundamentação teórica baseia-se nas literaturas os autores: Sonza, Vilaronga e Mendes (2020), Santos e Secundino (2023), Negri et al. (2025), entre outros que discutem a temática da inclusão educacional. Os resultados indicaram a adoção de práticas efetivas, como escuta ativa, avaliação contínua e articulação entre os setores institucionais. 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