TABELA PERIÓDICA INTERATIVA: APLICATIVO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131772 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3799 "inscrito_id" => 10199 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA INTERATIVA: APLICATIVO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Considerando a necessidade de utilização de ferramentas de apoio tecnológico visando tornar a sala de aula dinâmica, lúdica e participativa, desenvolveu-se um aplicativo para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de tópicos relacionados a Tabela Periódica. Para viabilizar a execução da proposta, foram realizadas reuniões consecutivas, nas quais se definiu a linguagem de programação Python como base para o desenvolvimento da pesquisa. Paralelamente, os alunos participaram de um curso online gratuito de capacitação em Python, disponibilizado por meio da plataforma Youtube, que incluiu videoaulas expositivas e exercícios práticos individuais. Optou-se por desenvolver o aplicativo para o sistema operacional Android, devido a possibilidade de uso dos recursos e ao grande número de usuários. Na fase de elucidação dos requisitos, identificou-se a necessidade de projetar uma interface intuitiva, inclusiva e de fácil navegação, permitindo que todas as funções e conteúdos sejam acessados de maneira ágil e acessível. Nese sentido, buscou-se atender aos elementos de UX (User Experience) e UI (User Interface). Os elementos foram representados e organizados visando posicionado estratégico para facilitar a compreensão e o uso, criando uma experiência que atende às necessidades de todos os usuários. O App - Atomeasy, está atualmente em fase ALPHA, o que significa que estamos em um estágio de testes e ajustes, mas já conseguimos perceber o progresso significativo que alcançamos até agora. Além disso, ao oferecer conteúdo estruturados e práticas gamificadas, o aplicativo tem o potencial de contribuir para a construção de uma aprendizagem dinâmica, personalizada e efetiva, promovendo o engajamento e a retenção do conhecimento. Espera-se que este recurso tecnológico se torne uma ferramenta complementar poderosa, tanto na sala de aula quanto em ambientes de estudo autônomo, ajudando a superar barreiras de aprendizado e contribuindo para a formação de indivíduos mais preparados para os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID10199_TB3799_13032025102326.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandra.chaves@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131772 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3799 "inscrito_id" => 10199 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA INTERATIVA: APLICATIVO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Considerando a necessidade de utilização de ferramentas de apoio tecnológico visando tornar a sala de aula dinâmica, lúdica e participativa, desenvolveu-se um aplicativo para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de tópicos relacionados a Tabela Periódica. Para viabilizar a execução da proposta, foram realizadas reuniões consecutivas, nas quais se definiu a linguagem de programação Python como base para o desenvolvimento da pesquisa. Paralelamente, os alunos participaram de um curso online gratuito de capacitação em Python, disponibilizado por meio da plataforma Youtube, que incluiu videoaulas expositivas e exercícios práticos individuais. Optou-se por desenvolver o aplicativo para o sistema operacional Android, devido a possibilidade de uso dos recursos e ao grande número de usuários. Na fase de elucidação dos requisitos, identificou-se a necessidade de projetar uma interface intuitiva, inclusiva e de fácil navegação, permitindo que todas as funções e conteúdos sejam acessados de maneira ágil e acessível. Nese sentido, buscou-se atender aos elementos de UX (User Experience) e UI (User Interface). Os elementos foram representados e organizados visando posicionado estratégico para facilitar a compreensão e o uso, criando uma experiência que atende às necessidades de todos os usuários. O App - Atomeasy, está atualmente em fase ALPHA, o que significa que estamos em um estágio de testes e ajustes, mas já conseguimos perceber o progresso significativo que alcançamos até agora. Além disso, ao oferecer conteúdo estruturados e práticas gamificadas, o aplicativo tem o potencial de contribuir para a construção de uma aprendizagem dinâmica, personalizada e efetiva, promovendo o engajamento e a retenção do conhecimento. Espera-se que este recurso tecnológico se torne uma ferramenta complementar poderosa, tanto na sala de aula quanto em ambientes de estudo autônomo, ajudando a superar barreiras de aprendizado e contribuindo para a formação de indivíduos mais preparados para os desafios do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID10199_TB3799_13032025102326.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES" "autor_nome_curto" => "ALEXSANDRA" "autor_email" => "alexsandra.chaves@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }