A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: FERRAMENTA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131641 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3585 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: FERRAMENTA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo retrata uma realidade que precisa ser transformada: a ausência de laboratórios nas escolas e, quando há laboratórios, a escassez de materiais para a realização de experimentos. Diante desse cenário, este trabalho relata as vivências de estudantes do Ensino Fundamental I e ??II durante uma visita ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Oeiras, destacando a importância dessa experiência para o aprendizado de Ciências. A pesquisa baseia-se em autores como Dewey (1938), que enfatiza a aprendizagem por meio da experiência, e Krasilchik (2000), que discute a relevância do ensino experimental. Metodologicamente, foi adotado uma abordagem qualitativa, com observação direta das interações dos estudantes com os experimentos, como o gerador de Van de Graaff, globo de plasma e foguete de garrafa PET. Os resultados indicam que uma visita ao laboratório despertou o interesse dos alunos pelo conhecimento científico, favorecendo a construção significativa do aprendizado e a compreensão de conceitos abstratos. Além disso, demonstrou-se maior envolvimento dos estudantes e ampliação da curiosidade científica, evidenciando a necessidade de fortalecer práticas experimentais nas escolas. Conclui-se que experiências concretas em laboratórios enriquecem o ensino de Ciências e são recomendadas para o desenvolvimento do pensamento científico dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID87_TB3585_11032025232607.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KARLEANE PEREIRA VIANA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Karleane" "autor_email" => "maria28karleane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131641 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3585 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: FERRAMENTA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA" "resumo" => "O presente artigo retrata uma realidade que precisa ser transformada: a ausência de laboratórios nas escolas e, quando há laboratórios, a escassez de materiais para a realização de experimentos. Diante desse cenário, este trabalho relata as vivências de estudantes do Ensino Fundamental I e ??II durante uma visita ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Oeiras, destacando a importância dessa experiência para o aprendizado de Ciências. A pesquisa baseia-se em autores como Dewey (1938), que enfatiza a aprendizagem por meio da experiência, e Krasilchik (2000), que discute a relevância do ensino experimental. Metodologicamente, foi adotado uma abordagem qualitativa, com observação direta das interações dos estudantes com os experimentos, como o gerador de Van de Graaff, globo de plasma e foguete de garrafa PET. Os resultados indicam que uma visita ao laboratório despertou o interesse dos alunos pelo conhecimento científico, favorecendo a construção significativa do aprendizado e a compreensão de conceitos abstratos. Além disso, demonstrou-se maior envolvimento dos estudantes e ampliação da curiosidade científica, evidenciando a necessidade de fortalecer práticas experimentais nas escolas. Conclui-se que experiências concretas em laboratórios enriquecem o ensino de Ciências e são recomendadas para o desenvolvimento do pensamento científico dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID87_TB3585_11032025232607.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KARLEANE PEREIRA VIANA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Maria Karleane" "autor_email" => "maria28karleane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }