Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA DO DIA NA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO, EXPERIÊNCIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS CONSTRUÍDOS COM AS CRIANÇAS DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao reconhecer a escola pública como espaço de transformação assim como de resistência à injustiça social torna-se fundamental buscar alternativas através de práticas pedagógicas que dialoguem com as demandas de seu contexto. Como nos mostra Freire (1996), ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, nesse sentido, a experiência a ser relatada é fruto de um esforço e compromisso em torno das questões acerca da alfabetização das crianças das classes populares no CIEP 250 Municipalizado Rosendo Rica Marco, localizado no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Serão apresentadas considerações acerca do projeto Leitura do Dia com as crianças do 3º ano dos Anos Iniciais.As observações e registros realizados durante o desenvolvimento do projeto foram refletidas à luz das discussões de Freire (1989). Para o autor, é na alfabetização que ocorre a extensão da leitura de mundo através da palavra escrita refletida no contexto histórico. Sendo assim, é através da leitura no qual o leitor adquire a percepção da interpretação bem como da recriação. Dialogando com essa perspectiva hooks (2020) apresenta a identidade e a resistência dos sujeitos enquanto instrumento de luta pela justiça social incorporando a construção de uma autonomia de resistência na esteira de Freire (1996). Ademais, as reflexões deste relato, se debruçam sobre as discussões de Morais (2013) que aponta a partir da perspectiva da neurociência sobre a importância da leitura compartilhada enquanto facilitadora no processo de desenvolvimento da aprendizagem da leitura. O objetivo em relatar essa experiência é evidenciar o elo entre a teoria e a prática enquanto um processo recíproco, onde uma capacita a outra (hooks,2020,p.86), fundamental na formação enquanto professora-pesquisadora (GARCIA; ALVES, 2002). Ao final serão apresentadas considerações que ilustram a as potencialidades de uma prática pedagógica construída de forma dialógica e coletiva com as crianças.

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