A MAGIA DA MÁGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131594 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3526 "inscrito_id" => 10640 "titulo" => "A MAGIA DA MÁGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Neste artigo, é apresentada uma pesquisa intitulada “A magia da mágica no ensino de matemática: um relato de experiência em uma turma de formação de professores”, realizada com estudantes de licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior localizada no interior do estado de Pernambuco. O objetivo da pesquisa foi apresentar conteúdos matemáticos de forma lúdica, integrando os temas pertinentes a uma turma de formação de professores com uma prática recreativa, permitindo que os licenciandos enxergassem os tópicos de uma perspectiva diferente, facilitando a compreensão dos temas trabalhados e refletindo sobre a prática pedagógica. Após a apresentação de cada mágica, o truque era revelado e explicado com base nos conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de narrativas dos participantes após a apresentação e explicação do material proposto. Os resultados evidenciaram o grande potencial das mágicas no ensino de conteúdos matemáticos. Os estudantes relataram uma melhor compreensão dos temas ao serem apresentados por meio dessa abordagem alternativa. Além disso, a exibição dos truques contribuiu para uma maior interação entre professor e alunos, favorecendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor. Essa pesquisa busca contribuir para a melhoria da aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino superior por meio de uma abordagem lúdica. A utilização dessa estratégia pode ser interpretada pelas instituições acadêmicas como um método eficaz para promover um melhor desempenho dos estudantes em disciplinas de nível universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10640_TB3526_11032025231300.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO GABRIEL GONÇALVES DUARTE LISBOA" "autor_nome_curto" => "Gabriel Lisboa" "autor_email" => "joaogabriel.lisboaa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131594 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3526 "inscrito_id" => 10640 "titulo" => "A MAGIA DA MÁGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Neste artigo, é apresentada uma pesquisa intitulada “A magia da mágica no ensino de matemática: um relato de experiência em uma turma de formação de professores”, realizada com estudantes de licenciatura em Matemática de uma instituição federal de ensino superior localizada no interior do estado de Pernambuco. O objetivo da pesquisa foi apresentar conteúdos matemáticos de forma lúdica, integrando os temas pertinentes a uma turma de formação de professores com uma prática recreativa, permitindo que os licenciandos enxergassem os tópicos de uma perspectiva diferente, facilitando a compreensão dos temas trabalhados e refletindo sobre a prática pedagógica. Após a apresentação de cada mágica, o truque era revelado e explicado com base nos conceitos matemáticos trabalhados em sala de aula. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio de narrativas dos participantes após a apresentação e explicação do material proposto. Os resultados evidenciaram o grande potencial das mágicas no ensino de conteúdos matemáticos. Os estudantes relataram uma melhor compreensão dos temas ao serem apresentados por meio dessa abordagem alternativa. Além disso, a exibição dos truques contribuiu para uma maior interação entre professor e alunos, favorecendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor. Essa pesquisa busca contribuir para a melhoria da aprendizagem de conteúdos matemáticos no ensino superior por meio de uma abordagem lúdica. A utilização dessa estratégia pode ser interpretada pelas instituições acadêmicas como um método eficaz para promover um melhor desempenho dos estudantes em disciplinas de nível universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10640_TB3526_11032025231300.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO GABRIEL GONÇALVES DUARTE LISBOA" "autor_nome_curto" => "Gabriel Lisboa" "autor_email" => "joaogabriel.lisboaa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }