Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDANTES COM SUSPEITA DE TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO: ESCREVIVÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131492
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3388
    "inscrito_id" => 8019
    "titulo" => "ESTUDANTES COM SUSPEITA DE TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO: ESCREVIVÊNCIA"
    "resumo" => "O déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode acometer crianças e adultos; enquanto que a escrevivência é a integração entre escrita e vivência, que abora uma escrita coletiva. Desta forma, escreviver sobre o TDAH em crianças e pré-adolescentes não laudados é uma importante contribuição para educação por lançar informações de divergências vivenciadas pela comunidade de estudantes não laudados. Assim, este trabalho objetivou realizar uma escrevivência, de perspectiva feminina, para escreviver sobre crianças e pré-adolescentes não laudados e que apresentam indícios de TDAH. Este estudo foi realizado através da escrevivência como metodologia nas ciências humanas, focalizando a atenção em crianças e pré-adolescentes com suspeita de TDAH em contextos escolar e familiar. Os resultados demonstram que a falta de conhecimento e informações entre responsáveis e educadores contribui para a subnotificação e a escassez de encaminhamentos e diagnósticos, perpetuando no sofrimento de nós estudantes neurodivergentes; onde os estudantes sofrem com a má compreensão das pessoas em relação ao nosso comportamento irregular. As pessoas do gênero feminino com TDAH costumam enfrentar dificuldades adicionais, pois, desde a infância, somos pressionadas a seguir padrões comportamentais impostos pela sociedade, o que nos leva a reprimir sintomas, o que pode gerar consequências em nosso percurso de vida. No ambiente escolar, essa dinâmica pode ser uma desvantagem, pois, pode dificultar o diagnóstico e intervenções precoce. É essencial abordar esses sinais com sensibilidade, evitando julgamentos e promovendo intervenções especializadas para garantir o bem-estar emocional e psicológico dessa comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID8019_TB3388_15032025155759.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA SOUZA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "aninhagildona@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131492
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3388
    "inscrito_id" => 8019
    "titulo" => "ESTUDANTES COM SUSPEITA DE TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO: ESCREVIVÊNCIA"
    "resumo" => "O déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode acometer crianças e adultos; enquanto que a escrevivência é a integração entre escrita e vivência, que abora uma escrita coletiva. Desta forma, escreviver sobre o TDAH em crianças e pré-adolescentes não laudados é uma importante contribuição para educação por lançar informações de divergências vivenciadas pela comunidade de estudantes não laudados. Assim, este trabalho objetivou realizar uma escrevivência, de perspectiva feminina, para escreviver sobre crianças e pré-adolescentes não laudados e que apresentam indícios de TDAH. Este estudo foi realizado através da escrevivência como metodologia nas ciências humanas, focalizando a atenção em crianças e pré-adolescentes com suspeita de TDAH em contextos escolar e familiar. Os resultados demonstram que a falta de conhecimento e informações entre responsáveis e educadores contribui para a subnotificação e a escassez de encaminhamentos e diagnósticos, perpetuando no sofrimento de nós estudantes neurodivergentes; onde os estudantes sofrem com a má compreensão das pessoas em relação ao nosso comportamento irregular. As pessoas do gênero feminino com TDAH costumam enfrentar dificuldades adicionais, pois, desde a infância, somos pressionadas a seguir padrões comportamentais impostos pela sociedade, o que nos leva a reprimir sintomas, o que pode gerar consequências em nosso percurso de vida. No ambiente escolar, essa dinâmica pode ser uma desvantagem, pois, pode dificultar o diagnóstico e intervenções precoce. É essencial abordar esses sinais com sensibilidade, evitando julgamentos e promovendo intervenções especializadas para garantir o bem-estar emocional e psicológico dessa comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID8019_TB3388_15032025155759.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA SOUZA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "aninhagildona@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode acometer crianças e adultos; enquanto que a escrevivência é a integração entre escrita e vivência, que abora uma escrita coletiva. Desta forma, escreviver sobre o TDAH em crianças e pré-adolescentes não laudados é uma importante contribuição para educação por lançar informações de divergências vivenciadas pela comunidade de estudantes não laudados. Assim, este trabalho objetivou realizar uma escrevivência, de perspectiva feminina, para escreviver sobre crianças e pré-adolescentes não laudados e que apresentam indícios de TDAH. Este estudo foi realizado através da escrevivência como metodologia nas ciências humanas, focalizando a atenção em crianças e pré-adolescentes com suspeita de TDAH em contextos escolar e familiar. Os resultados demonstram que a falta de conhecimento e informações entre responsáveis e educadores contribui para a subnotificação e a escassez de encaminhamentos e diagnósticos, perpetuando no sofrimento de nós estudantes neurodivergentes; onde os estudantes sofrem com a má compreensão das pessoas em relação ao nosso comportamento irregular. As pessoas do gênero feminino com TDAH costumam enfrentar dificuldades adicionais, pois, desde a infância, somos pressionadas a seguir padrões comportamentais impostos pela sociedade, o que nos leva a reprimir sintomas, o que pode gerar consequências em nosso percurso de vida. No ambiente escolar, essa dinâmica pode ser uma desvantagem, pois, pode dificultar o diagnóstico e intervenções precoce. É essencial abordar esses sinais com sensibilidade, evitando julgamentos e promovendo intervenções especializadas para garantir o bem-estar emocional e psicológico dessa comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.