Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: O DESENVOLVIMENTO DO JOGO DA GESTALT NA DISCIPLINA DE DESIGN GRÁFICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A partir de problemas relacionados ao ensino de projeto em sala de aula, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o desempenho do uso de jogos enquanto ferramenta de ensino de design gráfico no curso de arquitetura e urbanismo. Para atingir este objetivo, a pesquisa apresenta um relato de experiência que contempla a elaboração e o teste de um protótipo de jogo denominado “Jogo da Gestalt”, aplicado a uma turma da disciplina de Design Gráfico, do terceiro período do curso de Arquitetura e Urbanismo. O jogo adotou elementos como roleta, cartas com imagens de composições visuais diversas e desafios disputados em dupla cuja vitória relacionava-se com o conteúdo da disciplina. A pesquisa se configura como exploratória, propositiva e qualitativa. Adota-se como método o Design Science Research (DSR), buscando aplicação do conhecimento científico através da proposição de soluções para os problemas encontrados. O trabalho está dividido em três partes: 1) levantamento bibliográfico sobre ensino de design gráfico, aprendizagem significativa e jogos; 2) relato de experiência sobre o projeto e a utilização de um protótipo de jogo em sala de aula; 3) síntese e avaliação dos resultados observados a partir do referencial teórico e empírico. A experiência relatada foi considerada válida pois obteve êxito no ensino de design gráfico, revelou novas fragilidades da metodologia e possibilitou o entendimento das problemáticas observadas. Baseando-se nos conceitos de Ensino Reflexivo (Schon, 2000), Aprendizagem Significativa (Ausubel, 1976; Moreira, 2012) e Interação Lúdica Significativa (Salen; Zimmerman, 2012), a conclusão da pesquisa apresenta um conjunto de diretrizes para elaboração de jogos para ensino design gráfico.

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