Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE O DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM DUQUE DE CAXIAS-RJ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131350
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3190
    "inscrito_id" => 10395
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE O DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM DUQUE DE CAXIAS-RJ"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual a respeito dos principais impactos ambientais decorrentes do destino inadequado dos resíduos sólidos no município de Duque de Caxias-RJ. A pesquisa foi realizada com 42 estudantes de uma escola localizada no bairro de Gramacho, região que por mais de três décadas sediou o maior lixão da América Latina. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, elaborado por meio do Google Forms e encaminhado via WhatsApp, permanecendo disponível para respostas durante todo o mês de julho de 2023. Os resultados mostraram que os alunos reconhecem os diversos problemas enfrentados pela cidade em relação ao manejo inadequado dos resíduos, destacando principalmente a existência de vazadouros clandestinos, a poluição do ar, água e solo, a proliferação de insetos e roedores e a contaminação ambiental. São contribuições da pesquisa a articulação entre ensino de Geografia e o território, proporcionando uma abordagem que pode ser replicada por docentes da educação básica e demais interessados na temática. Indicamos como sugestões futuras a ampliação dos estudos sobre percepção ambiental em diferentes faixas etárias e a análise de práticas pedagógicas que estimulem o engajamento dos estudantes na gestão sustentável dos resíduos sólidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10395_TB3190_11032025220507.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA OLIVEIRA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "bomorais@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131350
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3190
    "inscrito_id" => 10395
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES SOBRE O DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM DUQUE DE CAXIAS-RJ"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual a respeito dos principais impactos ambientais decorrentes do destino inadequado dos resíduos sólidos no município de Duque de Caxias-RJ. A pesquisa foi realizada com 42 estudantes de uma escola localizada no bairro de Gramacho, região que por mais de três décadas sediou o maior lixão da América Latina. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, elaborado por meio do Google Forms e encaminhado via WhatsApp, permanecendo disponível para respostas durante todo o mês de julho de 2023. Os resultados mostraram que os alunos reconhecem os diversos problemas enfrentados pela cidade em relação ao manejo inadequado dos resíduos, destacando principalmente a existência de vazadouros clandestinos, a poluição do ar, água e solo, a proliferação de insetos e roedores e a contaminação ambiental. São contribuições da pesquisa a articulação entre ensino de Geografia e o território, proporcionando uma abordagem que pode ser replicada por docentes da educação básica e demais interessados na temática. Indicamos como sugestões futuras a ampliação dos estudos sobre percepção ambiental em diferentes faixas etárias e a análise de práticas pedagógicas que estimulem o engajamento dos estudantes na gestão sustentável dos resíduos sólidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10395_TB3190_11032025220507.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA OLIVEIRA DE MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "bomorais@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a compreensão de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual a respeito dos principais impactos ambientais decorrentes do destino inadequado dos resíduos sólidos no município de Duque de Caxias-RJ. A pesquisa foi realizada com 42 estudantes de uma escola localizada no bairro de Gramacho, região que por mais de três décadas sediou o maior lixão da América Latina. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário com perguntas abertas e fechadas, elaborado por meio do Google Forms e encaminhado via WhatsApp, permanecendo disponível para respostas durante todo o mês de julho de 2023. Os resultados mostraram que os alunos reconhecem os diversos problemas enfrentados pela cidade em relação ao manejo inadequado dos resíduos, destacando principalmente a existência de vazadouros clandestinos, a poluição do ar, água e solo, a proliferação de insetos e roedores e a contaminação ambiental. São contribuições da pesquisa a articulação entre ensino de Geografia e o território, proporcionando uma abordagem que pode ser replicada por docentes da educação básica e demais interessados na temática. Indicamos como sugestões futuras a ampliação dos estudos sobre percepção ambiental em diferentes faixas etárias e a análise de práticas pedagógicas que estimulem o engajamento dos estudantes na gestão sustentável dos resíduos sólidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.