"DOS GUAJAJARAS A ZÉ KETI: REVELANDO SABERES OUTROS DO ENGENHO DA RAINHA ATRAVÉS DA ARTE EDUCAÇÃO"
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131121 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2883 "inscrito_id" => 10002 "titulo" => ""DOS GUAJAJARAS A ZÉ KETI: REVELANDO SABERES OUTROS DO ENGENHO DA RAINHA ATRAVÉS DA ARTE EDUCAÇÃO"" "resumo" => "Reflexões e relatos de experiência acerca do processo de revisão epistêmica inspirado no bairro do Engenho da Rainha, relacionando-as por meio das contribuições de diversos autores/sujeitos cujos os pensamentos são imprescindíveis para o campo do Ensino das Artes Visuais. Denuncia-se o processo que se desenvolveu com a exclusão dos saberes de culturas de raízes indígenas e africanas no bairro em causa e que, refletido nos currículos de Artes Visuais, acarreta na presença exacerbada de conteúdos monoculturais/eurocentrados, sem dar a devida atenção aos mananciais de arte e cultura local. O trabalho aponta a necessidade de (re)pensar práticas e currículos de Artes Visuais abordando a cultura do Engenho da Rainha na perspectiva contra-hegemônica, de modo a contemplar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” na educação básica, valorizando epistemologias subalternizadas. O presente trabalho busca articular diferentes conhecimentos, possibilitando a reconstrução de histórias apagadas na tentativa de burlar e responder ao brutal processo de epstemicídio dessas culturas de frestas suburbanas. Tal percurso poético, reflexivo e repleto de memórias afetivas é acompanhado de relatos de experiência de processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais, que foram vivenciados pelo(s) educador/educandos da escola da 3a CRE no Engenho da Rainha. Pautados nessas encruzilhadas e poéticas emergentes de artistas contemporâneos, a experiência exposta tem como objetivo a revelação de saberes antes ocultadas, além do cultivo do sentimento de autoestima/pertencimento, ampliando as possibilidades de reflexão sobre as relações étnico-raciais no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10002_TB2883_11032025205304.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON BATISTA DE PONTES" "autor_nome_curto" => "Anderson Pontes" "autor_email" => "guandiroo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131121 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2883 "inscrito_id" => 10002 "titulo" => ""DOS GUAJAJARAS A ZÉ KETI: REVELANDO SABERES OUTROS DO ENGENHO DA RAINHA ATRAVÉS DA ARTE EDUCAÇÃO"" "resumo" => "Reflexões e relatos de experiência acerca do processo de revisão epistêmica inspirado no bairro do Engenho da Rainha, relacionando-as por meio das contribuições de diversos autores/sujeitos cujos os pensamentos são imprescindíveis para o campo do Ensino das Artes Visuais. Denuncia-se o processo que se desenvolveu com a exclusão dos saberes de culturas de raízes indígenas e africanas no bairro em causa e que, refletido nos currículos de Artes Visuais, acarreta na presença exacerbada de conteúdos monoculturais/eurocentrados, sem dar a devida atenção aos mananciais de arte e cultura local. O trabalho aponta a necessidade de (re)pensar práticas e currículos de Artes Visuais abordando a cultura do Engenho da Rainha na perspectiva contra-hegemônica, de modo a contemplar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” na educação básica, valorizando epistemologias subalternizadas. O presente trabalho busca articular diferentes conhecimentos, possibilitando a reconstrução de histórias apagadas na tentativa de burlar e responder ao brutal processo de epstemicídio dessas culturas de frestas suburbanas. Tal percurso poético, reflexivo e repleto de memórias afetivas é acompanhado de relatos de experiência de processos de ensino e aprendizagem em Artes Visuais, que foram vivenciados pelo(s) educador/educandos da escola da 3a CRE no Engenho da Rainha. Pautados nessas encruzilhadas e poéticas emergentes de artistas contemporâneos, a experiência exposta tem como objetivo a revelação de saberes antes ocultadas, além do cultivo do sentimento de autoestima/pertencimento, ampliando as possibilidades de reflexão sobre as relações étnico-raciais no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10002_TB2883_11032025205304.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON BATISTA DE PONTES" "autor_nome_curto" => "Anderson Pontes" "autor_email" => "guandiroo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }