Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO GRANDE ABC: A INTERSECÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Desde a Reforma Educacional dos anos 1990 programas foram pensados para a inserção da educação mediada por tecnologias na educação básica, com o aporte de políticas direcionadas pelos organismos multilaterais que atribuem a esta inserção qualidade educacional. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) traz estratégias que direcionam a inserção das tecnologias da informação e da comunicação com finalidades que atribuem à educação presencial e da educação a distância potenciais formativas, bem como recursos de acessibilidade e inclusão. Pesquisas anteriores (Heinsfeld; Pischetola, 2019) avaliam esse cenário no sentido de apontar as fragilidades da política pública que convergem a educação e a tecnologia a partir da garantia de acesso, sem preocupação com a formação educacional que garanta a inclusão digital e a soberania tecnológica como uma política pública que compreenda a educação como um bem público e universal. Entretanto, as análises realizadas até o momento não avançam na operacionalização e implementação dessa política macro (PNE) no âmbito das cidades do grande ABC, objeto de investigação do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC ao qual este trabalho se associa. O objetivo deste estudo é identificar as interseções entre educação e tecnologias que aparecem traduzidas nos documentos que compõem os Planos Municipais de Educação dos sete municípios que compõem o grande ABC paulista, a fim de identificar possíveis tendências que podem ser assumidas na educação mediada por tecnologias para a educação básica. Resultados preliminares apontam a ausência de uma abordagem mais sistemática ou estruturada em relação a tecnologias; em lugar disso, percebe-se uma compreensão instrumental da tecnologia e seus usos, indicados nos PMEs em especial no âmbito dos procedimentos de gestão e no apoio à formação pedagógica de professores e profissionais da educação através, por exemplo, da modalidade de educação a distância.

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