Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA EVARISTIANA: A LITERATURA COMO EXERCÍCIO DE RECONHECIMENTO ANCESTRAL COM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Bem sabemos das duas principais dificuldades em escolher os paradidáticos para o público adolescente. A primeira se dá pela cultura do culto e do erudito dentro do ambiente escolar de forma a excluir outras possibilidades literárias; a segunda se dá pela preocupação em agradar a faixa etária: sabemos que o jovem não cultiva o hábito da leitura, portanto, nossa intenção deve ser sempre aproximá-lo do hábito de ler e da sua realidade de forma natural e autêntica. Partindo dessa premissa, resolvemos levar “Becos da Memória”, de Conceição Evaristo, para as turmas de 2ºs anos do Ensino Médio e trabalhamos a obra inserindo-a numa metodologia diferente: através de uma Gincana Literária. A intenção foi promover o despertar desse público para nossas origens de forma que conseguíssemos fazer reflexões sobre o processo social a partir da narrativa étnico-racial da autora, mais conhecida pela abordagem das escrevivências. “Becos da Memória” é um conjunto de relatos de moradores de uma favela prestes a um desfavelamento. As pessoas são retiradas das suas casas para construírem em outro espaço seus novos lares com pequeníssimas quantias de dinheiro ou pedaços de madeira. Por vezes conhecemos os personagens através da personagem principal, Maria Nova, por vezes nos debruçamos com uma narradora onipresente e, assim, mergulhamos no cotidiano desses grupos familiares marcados pelos desafios, dores, lutas, sonhos e pela pobreza extrema que costuram seus passados ao presente. O preconceito, a miséria e a desigualdade social devem se portar como temáticas para além dos componentes curriculares da escola. Através dessa abordagem didática, podemos comprovar que a leitura, quando estimulada e instituída no ambiente escolar, é fundamental para esse processo, uma vez que se porta como estratégia de reconhecimento ancestral e social.

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