JOGO DAS INTERAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1805 "inscrito_id" => 8398 "titulo" => "JOGO DAS INTERAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS" "resumo" => "A Ecologia é uma área da Biologia que estuda as interações entre os organismos vivos e o ambiente em que estão inseridos. No entanto, o ensino desses conteúdos ainda é frequentemente baseado em métodos tradicionais, o que pode dificultar o engajamento e a aprendizagem significativa dos estudantes. Metodologias inovadoras, como os jogos educativos, têm se destacado como ferramentas eficazes para tornar o ensino mais dinâmico, interativo e envolvente. Nesse contexto, o Jogo das Interações foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a compreensão das relações ecológicas, auxiliando na memorização e na assimilação dos diferentes tipos de interações entre os organismos. O jogo foi criado por estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas durante a disciplina de Metodologia para o Ensino de Biologia, no Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó. Sua elaboração seguiu quatro etapas: (1) criação das cartas, utilizando materiais acessíveis, como papel fotográfico, folhas plásticas para plastificação e imagens geradas por inteligência artificial; (2) definição das regras do jogo; (3) desenvolvimento da dinâmica de funcionamento; e (4) aplicação do jogo, seguida da coleta de feedbacks dos participantes. Os resultados indicaram que o jogo Interações Ecológicas contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos trabalhados, promovendo um aprendizado mais ativo e eficaz. Conclui-se, portanto, que o uso de cartas como estratégia didática favorece o envolvimento dos estudantes, tornando os conceitos ecológicos mais acessíveis e promovendo uma aprendizagem mais profunda e duradoura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8398_TB1805_11032025001959.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAFAEL SILVA PACHECO" "autor_nome_curto" => "José Rafael" "autor_email" => "raphaellsilva404@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1805 "inscrito_id" => 8398 "titulo" => "JOGO DAS INTERAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS" "resumo" => "A Ecologia é uma área da Biologia que estuda as interações entre os organismos vivos e o ambiente em que estão inseridos. No entanto, o ensino desses conteúdos ainda é frequentemente baseado em métodos tradicionais, o que pode dificultar o engajamento e a aprendizagem significativa dos estudantes. Metodologias inovadoras, como os jogos educativos, têm se destacado como ferramentas eficazes para tornar o ensino mais dinâmico, interativo e envolvente. Nesse contexto, o Jogo das Interações foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a compreensão das relações ecológicas, auxiliando na memorização e na assimilação dos diferentes tipos de interações entre os organismos. O jogo foi criado por estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas durante a disciplina de Metodologia para o Ensino de Biologia, no Instituto Federal do Maranhão – Campus Codó. Sua elaboração seguiu quatro etapas: (1) criação das cartas, utilizando materiais acessíveis, como papel fotográfico, folhas plásticas para plastificação e imagens geradas por inteligência artificial; (2) definição das regras do jogo; (3) desenvolvimento da dinâmica de funcionamento; e (4) aplicação do jogo, seguida da coleta de feedbacks dos participantes. Os resultados indicaram que o jogo Interações Ecológicas contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos trabalhados, promovendo um aprendizado mais ativo e eficaz. Conclui-se, portanto, que o uso de cartas como estratégia didática favorece o envolvimento dos estudantes, tornando os conceitos ecológicos mais acessíveis e promovendo uma aprendizagem mais profunda e duradoura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8398_TB1805_11032025001959.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAFAEL SILVA PACHECO" "autor_nome_curto" => "José Rafael" "autor_email" => "raphaellsilva404@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }