ENSINO DE PORTUGUÊS PARA VENEZUELANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR VOLUNTÁRIO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO
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A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos da Análise do Discurso materialista (AD), principalmente nas contribuições de Pêcheux (1975) e Orlandi (2009) sobre a natureza sócio-histórica da linguagem e suas condições de produção discursiva, articulando-se aos estudos de Grosso (2011) acerca da língua de acolhimento e seus processos de integração social. A experiência foi analisada sob a perspectiva da AD, observando as formações discursivas, relações de poder e construção de identidades no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, as aulas foram estruturadas com abordagem comunicativa, utilizando material didático culturalmente sensível e atividades práticas voltadas para necessidades cotidianas. Os principais desafios encontrados incluíram as diferenças linguísticas entre português e espanhol, aspectos culturais distintos e necessidades específicas de comunicação, sendo utilizadas como estratégias pedagógicas materiais autênticos, atividades de imersão cultural e práticas dialógicas contextualizadas. Os resultados destacam a importância do professor como mediador cultural e a relevância de considerar os aspectos discursivos e sócio-históricos no ensino de línguas em contextos de imigração, contribuindo para a compreensão das dimensões sociais e culturais deste processo de ensino-aprendizagem de português como língua de acolhimento." 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