Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNERO E TOPONÍMIA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente projeto aborda a toponímia do município de João Câmara/RN, tema central da pesquisa, em diálogo com o Ensino de História e as Relações de Gênero. O objetivo é evidenciar a discriminação de gênero na toponímia local, visto que os logradouros públicos homenageiam predominantemente homens. A ausência de mulheres na memória pública do município revela um espaço de disputas marcadas pelas relações de gênero. Ao ser debatida em sala de aula, a toponímia local amplia a percepção crítica sobre os espaços da cidade, tornando a aula de História um campo de promoção da equidade. A pesquisa busca analisar e historicizar as relações de gênero materializadas nos logradouros, compreendidas como espaços de memória essencialmente masculinos. O público-alvo são alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Gomes, em João Câmara/RN. Pará tanto, tal estudo será desenvolvido com base no método investigativo, com base em fontes históricas como mapas, listas de nomes de ruas, praças e avenidas, sites, projetos de lei, atas e decretos, evidenciando como a desigualdade de gênero foi e ainda é construída em espaços públicos. Paralelamente, os/as estudantes terão a oportunidade de refletir sobre heranças de relações de poder e patriarcado no contexto local. No plano teórico, utilizaremos os estudos de toponímia de Dick, os estudos de gênero de Joan Scott, e as propostas sobre história e memória de Pierre Nora, Michael Pollack e Hallbaws, além de recorrer ao conceito de identidade de Stuart Hall. Espera-se que, a partir da investigação toponímica proposta, possamos contribuir para os estudos, especialmente no que diz respeito à história do município, como um elemento transformador no contexto educacional.

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