DISCURSOS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA VELHA NOVIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129630 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 7674 "titulo" => "DISCURSOS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA VELHA NOVIDADE" "resumo" => "As tecnologias digitais (TD), que frequentemente são apresentadas ao campo da Educação Básica como solução simples para problemas complexos, demandam novas reflexões para professores e estudantes, com o avanço de aplicativos de Inteligência Artificial (IA). Assim como ocorreu há pelo menos quatro décadas, com a ampliação da presença dos computadores e dos pacotes educacionais digitais e, mais recentemente, com a presença da internet em banda larga, a IA promete economia de tempo, maior engajamento dos estudantes, modernização e melhorias nos trabalhos docente e discente. Novamente, impõe-se à escola a necessidade de adaptações que ocorrem de forma aligeirada, acrítica e desigual. Este estudo, que pretende contribuir com os debates acerca das TD na Educação no XI Congresso Nacional de Educação, propõe a aplicação de modelos de Análise Crítica de Discurso (ACD) sobre IA no contexto da Educação Básica, a partir dos discursos presentes na produção acadêmica recente sobre as TD no contexto escolar. Os achados parecem evidenciar uma velha novidade: a repetição de expressões e as metáforas, tais como “facilitação” e “ferramenta pedagógica”, outrora usadas para tratar de computadores e de pacotes educacionais, também posicionam a Inteligência Artificial como rápida solução educacional, cuja suposta eficiência se sobrepõe ao debate, à diversidade de contextos socioeconômicos e à complexidade do ensino/aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7674_TB858_18032025200942.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA VELASCO SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍNTIA" "autor_email" => "cintiavelasco@id.uff.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129630 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 7674 "titulo" => "DISCURSOS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA VELHA NOVIDADE" "resumo" => "As tecnologias digitais (TD), que frequentemente são apresentadas ao campo da Educação Básica como solução simples para problemas complexos, demandam novas reflexões para professores e estudantes, com o avanço de aplicativos de Inteligência Artificial (IA). Assim como ocorreu há pelo menos quatro décadas, com a ampliação da presença dos computadores e dos pacotes educacionais digitais e, mais recentemente, com a presença da internet em banda larga, a IA promete economia de tempo, maior engajamento dos estudantes, modernização e melhorias nos trabalhos docente e discente. Novamente, impõe-se à escola a necessidade de adaptações que ocorrem de forma aligeirada, acrítica e desigual. Este estudo, que pretende contribuir com os debates acerca das TD na Educação no XI Congresso Nacional de Educação, propõe a aplicação de modelos de Análise Crítica de Discurso (ACD) sobre IA no contexto da Educação Básica, a partir dos discursos presentes na produção acadêmica recente sobre as TD no contexto escolar. Os achados parecem evidenciar uma velha novidade: a repetição de expressões e as metáforas, tais como “facilitação” e “ferramenta pedagógica”, outrora usadas para tratar de computadores e de pacotes educacionais, também posicionam a Inteligência Artificial como rápida solução educacional, cuja suposta eficiência se sobrepõe ao debate, à diversidade de contextos socioeconômicos e à complexidade do ensino/aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7674_TB858_18032025200942.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍNTIA VELASCO SANTOS" "autor_nome_curto" => "CÍNTIA" "autor_email" => "cintiavelasco@id.uff.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }