Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AÇÕES DE EDUCAÇÃO INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho destaca, se as políticas e ações de educação inclusiva estão presentes na formação inicial de professores de Química da Universidade Federal do Pará. Dessa maneira, vale ressaltar que as políticas de educação inclusiva são importantes no processo de ensino-aprendizagem de estuantes da educação básica, pois orientam a atuação do professor para o trabalho com a diversidade da sala de aula, mas para que isso ocorra, é imprescindível uma boa formação inicial. Com isso, assume-se a pesquisa qualitativa, e como dados, destaca-se: as ementas das componentes curriculares do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC – 2008 -2024). Utilizou-se análise qualitativa, o qual partiu de leitura e análise das ementas curriculares das disciplinas do curso e do PPC e posterior discussão. Os resultados obtidos destacam a importância da educação inclusiva no curso de Licenciatura em Química para o desenvolvimento da formação inicial para a contemporaneidade, porém no período analisado evidenciou-se poucos incentivos no curso; na grade curricular uma das carências existente na formação é a falta de uma disciplina que assista de pontual a educação inclusiva, assim como das políticas educacionais atuais. Contudo no novo PPC aprovado em 2025, essa disciplina está presente, pois havia uma urgência de reformulação curricular.

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