REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO SUPERVISOR DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR DIVALDO SURUAGY EM ARAPIRACA-AL (2023-2024)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129417 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 6460 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO SUPERVISOR DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR DIVALDO SURUAGY EM ARAPIRACA-AL (2023-2024)" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência como Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História, na Escola Municipal Governador Divaldo Suruagy, localizada em Arapiraca-AL, durante os anos de 2023 e 2024. A experiência vivenciada na supervisão de futuros professores de História do Ensino Básico permitiu uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, os desafios e as contribuições do PIBID na formação de professores. Através de uma abordagem crítica, o texto discute a importância da supervisão para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem e a aproximação entre teoria e prática no contexto escolar. O relato é baseado na análise das atividades realizadas com os bolsistas, nas interações com a equipe pedagógica e nas adaptações permitidas ao longo do processo formativo. A pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (2001), que enfatiza a importância da prática como espaço de reflexão e transformação, e Pimenta (2012), que discute o papel da supervisão na formação docente. A atuação do supervisor, como mediador entre os conhecimentos adquiridos na universidade e a realidade da sala de aula, mostrou-se essencial para o desenvolvimento dos bolsistas, para o fortalecimento da escola como espaço de aprendizagem e para a consolidação de uma formação docente mais crítica e reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6460_TB537_23022025162707.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SOARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrohistory.br@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129417 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 6460 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO SUPERVISOR DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR DIVALDO SURUAGY EM ARAPIRACA-AL (2023-2024)" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência como Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História, na Escola Municipal Governador Divaldo Suruagy, localizada em Arapiraca-AL, durante os anos de 2023 e 2024. A experiência vivenciada na supervisão de futuros professores de História do Ensino Básico permitiu uma reflexão sobre as práticas pedagógicas, os desafios e as contribuições do PIBID na formação de professores. Através de uma abordagem crítica, o texto discute a importância da supervisão para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem e a aproximação entre teoria e prática no contexto escolar. O relato é baseado na análise das atividades realizadas com os bolsistas, nas interações com a equipe pedagógica e nas adaptações permitidas ao longo do processo formativo. A pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (2001), que enfatiza a importância da prática como espaço de reflexão e transformação, e Pimenta (2012), que discute o papel da supervisão na formação docente. A atuação do supervisor, como mediador entre os conhecimentos adquiridos na universidade e a realidade da sala de aula, mostrou-se essencial para o desenvolvimento dos bolsistas, para o fortalecimento da escola como espaço de aprendizagem e para a consolidação de uma formação docente mais crítica e reflexiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6460_TB537_23022025162707.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SOARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrohistory.br@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }