BOARD GAME: UMA ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR MOSQUITOS NO AMAZONAS, BASEADO NO SISTEMA DO JOGO PANDEMIC
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129397 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 5551 "titulo" => "BOARD GAME: UMA ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR MOSQUITOS NO AMAZONAS, BASEADO NO SISTEMA DO JOGO PANDEMIC" "resumo" => "O objetivo deste projeto foi criar um jogo de tabuleiro educacional para a disciplina de Ciências, com foco no ensino de conceitos epidemiológicos relacionados às doenças transmitidas por mosquitos na região amazônica. Para garantir a adequação ao currículo, foram analisados os objetivos pedagógicos da disciplina. Inspirado na mecânica do jogo Pandemic, o tabuleiro foi projetado para ser atrativo, informativo e didático, acompanhado por cartas e outros componentes de apoio. Também, foi elaborado um guia complementar para facilitar a compreensão dos alunos. Os estudantes realizaram pesquisas sobre arboviroses e participaram de partidas do jogo, o que fortaleceu o aprendizado dos conteúdos. Os testes piloto revelaram uma melhor assimilação de conceitos sobre saúde pública, vacinação e prevenção de doenças, com grande engajamento por parte dos participantes. Para reforçar a aprendizagem, foi aplicado um quiz no final das atividades, que evidenciou a compreensão crítica dos alunos sobre o tema. O jogo, intitulado “Epidemic (Mortiferum culex): Arboviroses, Amazonas, Brasil”, tem uma mecânica cooperativa, onde os jogadores colaboram para conter surtos de doenças na Amazônia. O tabuleiro representa diversas cidades do estado, e os jogadores precisam se deslocar, identificar os focos das doenças, os sintomas e os mosquitos. A vitória ocorre quando os focos das doenças são eliminados a tempo. Além dos componentes tradicionais, foram incluídas lupas de identificação com imagens impressas em transparências, permitindo que os estudantes observassem de forma detalhada os mosquitos vetores de cada arbovirose. Esse recurso proporcionou uma experiência mais imersiva e facilitou o reconhecimento das espécies envolvidas na transmissão das doenças, reforçando o aprendizado visual e interativo. A integração do board game com o quiz proporcionou uma aprendizagem interativa e avaliativa, demonstrando o potencial dos jogos educativos no ensino de temas complexos como saúde pública e controle de arboviroses." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5551_TB507_04032025135703.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINNE COSTA CAVALCANTE REZENDE" "autor_nome_curto" => "ALINNE" "autor_email" => "alinne_biologa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129397 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 507 "inscrito_id" => 5551 "titulo" => "BOARD GAME: UMA ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM DOENÇAS TRANSMITIDAS POR MOSQUITOS NO AMAZONAS, BASEADO NO SISTEMA DO JOGO PANDEMIC" "resumo" => "O objetivo deste projeto foi criar um jogo de tabuleiro educacional para a disciplina de Ciências, com foco no ensino de conceitos epidemiológicos relacionados às doenças transmitidas por mosquitos na região amazônica. Para garantir a adequação ao currículo, foram analisados os objetivos pedagógicos da disciplina. Inspirado na mecânica do jogo Pandemic, o tabuleiro foi projetado para ser atrativo, informativo e didático, acompanhado por cartas e outros componentes de apoio. Também, foi elaborado um guia complementar para facilitar a compreensão dos alunos. Os estudantes realizaram pesquisas sobre arboviroses e participaram de partidas do jogo, o que fortaleceu o aprendizado dos conteúdos. Os testes piloto revelaram uma melhor assimilação de conceitos sobre saúde pública, vacinação e prevenção de doenças, com grande engajamento por parte dos participantes. Para reforçar a aprendizagem, foi aplicado um quiz no final das atividades, que evidenciou a compreensão crítica dos alunos sobre o tema. O jogo, intitulado “Epidemic (Mortiferum culex): Arboviroses, Amazonas, Brasil”, tem uma mecânica cooperativa, onde os jogadores colaboram para conter surtos de doenças na Amazônia. O tabuleiro representa diversas cidades do estado, e os jogadores precisam se deslocar, identificar os focos das doenças, os sintomas e os mosquitos. A vitória ocorre quando os focos das doenças são eliminados a tempo. Além dos componentes tradicionais, foram incluídas lupas de identificação com imagens impressas em transparências, permitindo que os estudantes observassem de forma detalhada os mosquitos vetores de cada arbovirose. Esse recurso proporcionou uma experiência mais imersiva e facilitou o reconhecimento das espécies envolvidas na transmissão das doenças, reforçando o aprendizado visual e interativo. A integração do board game com o quiz proporcionou uma aprendizagem interativa e avaliativa, demonstrando o potencial dos jogos educativos no ensino de temas complexos como saúde pública e controle de arboviroses." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID5551_TB507_04032025135703.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINNE COSTA CAVALCANTE REZENDE" "autor_nome_curto" => "ALINNE" "autor_email" => "alinne_biologa@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }