CONECTANDO CULTURAS E SABERES: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERCULTURAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129105 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 744 "titulo" => "CONECTANDO CULTURAS E SABERES: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERCULTURAL" "resumo" => "O presente estudo investigou como instituições de ensino superior Latino-Americanas e Ibéricas utilizam tecnologias digitais para fomentar a aprendizagem colaborativa e intercultural em cursos de graduação em Administração de Empresas. A pesquisa, com enfoque qualitativo, buscou identificar práticas pedagógicas atuais, perspectivas futuras e soluções adotadas pelas instituições participantes para enfrentar os desafios relacionados à integração de tecnologias digitais no ambiente acadêmico e sua utilização nas práticas pedagógicas. Foram analisados aspectos como: estrutura organizacional, formação docente e estratégias pedagógicas voltadas para a promoção da interação intercultural e colaborativa, por meio de uma survey enviada a 35 instituições simultaneamente classificadas nos rankings QS (Quacquarelli Symonds World University Rankings) e THE (Times Higher Education World University Rankings), em 2023. Os resultados destacaram o potencial transformador das tecnologias digitais para aproximar estudantes e docentes de diferentes contextos culturais e geográficos, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, interculturais e colaborativas. Além disso, o estudo revelou práticas inovadoras que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizado em cenários multiculturais. A pesquisa contribui ao analisar práticas bem-sucedidas que integram práticas pedagógicas que alinham perspectivas tecnológicas, colaborativas e interculturais. Por fim, aborda os desafios enfrentados pelas instituições, incluindo questões relacionadas à capacitação docente, infraestrutura tecnológica e resistência à inovação, apontando caminhos para a consolidação de abordagens mais inclusivas e eficazes no uso das tecnologias digitais na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID744_TB105_17012025153410.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM" "autor_email" => "miriam-rodrigues@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129105 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 744 "titulo" => "CONECTANDO CULTURAS E SABERES: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERCULTURAL" "resumo" => "O presente estudo investigou como instituições de ensino superior Latino-Americanas e Ibéricas utilizam tecnologias digitais para fomentar a aprendizagem colaborativa e intercultural em cursos de graduação em Administração de Empresas. A pesquisa, com enfoque qualitativo, buscou identificar práticas pedagógicas atuais, perspectivas futuras e soluções adotadas pelas instituições participantes para enfrentar os desafios relacionados à integração de tecnologias digitais no ambiente acadêmico e sua utilização nas práticas pedagógicas. Foram analisados aspectos como: estrutura organizacional, formação docente e estratégias pedagógicas voltadas para a promoção da interação intercultural e colaborativa, por meio de uma survey enviada a 35 instituições simultaneamente classificadas nos rankings QS (Quacquarelli Symonds World University Rankings) e THE (Times Higher Education World University Rankings), em 2023. Os resultados destacaram o potencial transformador das tecnologias digitais para aproximar estudantes e docentes de diferentes contextos culturais e geográficos, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, interculturais e colaborativas. Além disso, o estudo revelou práticas inovadoras que ampliam as possibilidades de ensino e aprendizado em cenários multiculturais. A pesquisa contribui ao analisar práticas bem-sucedidas que integram práticas pedagógicas que alinham perspectivas tecnológicas, colaborativas e interculturais. Por fim, aborda os desafios enfrentados pelas instituições, incluindo questões relacionadas à capacitação docente, infraestrutura tecnológica e resistência à inovação, apontando caminhos para a consolidação de abordagens mais inclusivas e eficazes no uso das tecnologias digitais na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID744_TB105_17012025153410.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MÍRIAM" "autor_email" => "miriam-rodrigues@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }