Com base no fenômeno mundial do envelhecimento, destaca-se o a importância das Universidade Abertas à Terceira Idade (UnATI), que oferecem oportunidades para a construção de novos conhecimentos, valorização das individualidades e auxílio na reinserção do idoso em seu meio social. A partir do exposto, o objetivo do presente estudo foi caracterizar os estudos disponíveis na literatura sobre o idoso e as universidades abertas à terceira idade. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura e buscou-se descrever o que trazem os artigos científicos acerca das universidades abertas à terceira idade publicados no período de 2004 a 2014. Para a seleção dos artigos realizou-se busca on-line na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo sido selecionados artigos das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), durante o mês de junho de 2015, com os seguintes descritores: universidade, terceira idade e idoso. A amostra final foi composta por 18 artigos, que apresentaram temáticas diversas, dentre elas: a descrição do funcionamento de diversos programas de UnATI existentes no país, a avaliação do trabalho multiprofissional, atividades desenvolvidas com os idosos e as diversas investigações sobre as características especificas dos indivíduos participantes desses programas educacionais. Ressalta-se a necessidade de realizar ações que divulguem esses programas à população em geral, visando atrair cada vez mais a participação social da terceira idade nesse rico processo de construção e reconstrução de valores e conhecimentos.