O presente artigo é decorrente de estudos desenvolvidos na disciplina “Equilíbrio corpo e mente no cotidiano das pessoas”, ofertada aos alunos da Universidade da Terceira Idade (UNATI/UEM), em uma cidade do interior do estado do Paraná. Tem como objetivos estudar, analisar e discutir a respeito de como a humanidade, em diferentes momentos, tem tratado o problema corpo e mente por meio de diferentes campos do saber e ainda, compreender a influência das emoções na vida das pessoas. Trata-se do relato de caso de uma experiência vivenciada a partir de atividades de sala de aula, com um conteúdo programático estabelecido e desenvolvido com aproximadamente 100 alunos divididos em três grupos. Os pressupostos teóricos adotados baseiam-se em autores das diferentes áreas do conhecimento que estudam o problema “corpo/mente”, com ênfase aos pesquisadores que investigam os princípios de um novo paradigma de compreensão dos processos saúde e doença do ser humano. Estes estudiosos defendem a integração de matéria e energia, como aspectos de uma única realidade. Tudo no universo vibra. O homem vibra conforme suas emanações, pelo que pensa e sente. Desta forma, os resultados desses estudos mostram que o problema do equilíbrio corpo e mente está relacionado diretamente com a qualidade dos sentimentos e pensamentos do ser humano. Evidenciam também que a humanidade desde os primórdios tempos se preocupou com esta temática. Conclui-se que o homem deve ser entendido como um todo indivisível e com isto, deve ser tratado integralmente, não só nos aspectos físicos, mas, sobretudo, nos aspectos mentais, emocionais e espirituais.
Abstract
This paper stems from studies carried out during the course “Mind-body equilibrium on daily life”, which is part of the curriculum of “Elders University” (UNATI/UEM), in a city upstate Paraná. It aims at analyzing and fostering some discussions about how humanity, in different moments, has treated the body-mind problem through different knowledge areas and also understand the influence of emotions on people’s life. It reports one experience carried out over approximately 100 students, divided into three groups, on classroom topics. The theoretical background is based on authors of different areas who have studied the mind-body problem, emphasizing on those who investigate the principles of a new paradigm regulating the health and sickness on human beings. Those scientists defend the integration of matter and energy as different aspects of one unique reality. Everything in the universe vibrates. Men vibrate in accordance to how it feels and thinks. Therefore, the results on this study show that the problem of mind-body equilibrium is directly related to the quality of an individual’s feelings and thoughts. Moreover, this theme has been important to mankind since ages. We conclude that the human being must be understood as a whole, indivisible, treated integrally not only on physical but also on mental, emotional and spiritual aspects.
Keywords: Unati/Uem, Culture/Knowledge, Mind-Body Equilibrium, Health/Education, Human Development.