Atualmente temos presenciado uma série de fatores que acometem nosso sistema educacional e consonante a isso, comprometem a boa qualidade do ensino público brasileiro que dar-se-á por meio do fracasso escolar. Sabemos que os altíssimos índices de evasão, reprovação e repetência, segundo o IBGE, são os principais responsáveis por esse fracasso e diante disso uma série de reflexões podem ser realizadas, tanto pelo corpo docente quanto pelos discentes, com a finalidade de elucidar tal problema. Nossa proposta nasce oriunda de um projeto de intervenção realizado em uma turma dos anos finais do ensino fundamental na modalidade de EJAI em uma escola da cidade de Cajazeiras – Paraíba durante nosso período de estágio na graduação em Matemática e que teve como objetivo principal proporcionar aos alunos atingidos pelo projeto consciência cidadã, criticidade e um suporte de habilidades, valores e competências que a modelagem matemática nos oferece a luz da pesquisa científica. Assim, realizamos uma pesquisa quanti-qualitativa e descritiva de caráter sociocultural, o universo da pesquisa foram os dados coletados pelos alunos dentro da própria escola. Todo material coletado foi confrontado com outras análises de instituições nacionais e internacionais de acordo com a temática dos “microprojetos” que foi desenvolvido pelos grupos de estudo formados em sala de aula. Este trabalho vem de encontro às movimentações do cenário educacional internacional, que busca investigar e compreender esse fenômeno (a ascensão da população idosa interessada pela volta à escola e posteriormente a desmotivação e o fracasso escolar) que se torna cada vez mais crescente na sociedade.