A quantidade de idosos no mundo tem aumentado com o passar dos anos, com isso, é notória a necessidade de ampliar o acesso à assistência qualificada e direcionada aos idosos em todos os níveis de atenção. Então, desde a graduação, os discentes devem ser preparados para se tornarem profissionais capazes de prestarem uma assistência adequada e eficiente a população idosa, sendo assim, as aulas práticas se tornam uma estratégia importante para auxiliar nesse aprendizado. Este trabalho tem como objetivo descrever a vivência na aula prática da disciplina de saúde do idoso durante a disciplina prática realizada em um instituto de longa permanência.Desse modo, esse estudo trata-se de um relato de experiência das atividades acadêmicas desenvolvidas na disciplina prática de saúde do idoso no nos dias 5 e 9 de março de 2015, na cidade de Campina Grande-PB. As atividades foram realizadas, por oito acadêmicos, acompanhados pela professora responsável pela disciplina e desenvolveu-se em dois momentos: apresentação da instituição, dos idosos e da rotina dos profissionais da instituição aos discentes e a realização de uma atividade educativa pelos discentes com os idosos. Esses momentos foram bastante significativos, possibilitando aos discentes visualizarem a realidade e rotina da instituição. Também fez com que os mesmos refletissem sobre a realidade e sobre a os pontos positivos e negativos deparados no serviço, bem como, visar o que poderia melhorar sua prática profissional, buscando uma maior qualidade do serviço e da assistência que venham a desenvolver futuramente.