TDIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTA DE PROTAGONISMO E VALORIZAÇÃO DAS LINGUAGENS DA CRIANÇA
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124000 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 476 "titulo" => "TDIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTA DE PROTAGONISMO E VALORIZAÇÃO DAS LINGUAGENS DA CRIANÇA" "resumo" => "Valorizar o protagonismo infantil exige que a escola se desprenda da lógica do ensino tradicional e se abra à escuta ativa das crianças, reconhecendo-as como sujeitos de direitos e produtoras de cultura e conhecimento coletivo. Este trabalho investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas que ampliam a voz e as múltiplas formas de expressão da criança pequena, superando o uso meramente instrumental e alinhando-se a princípios críticos, éticos e emancipatórios (Bruno, Vieira Neto & Mattos, 2023). Analisa-se como as TDIC — como áudio, vídeo, fotos, desenhos digitais, gravações de tela e aplicativos interativos —podem apoiar o registro das ideias e produções infantis, contribuindo para a construção de um currículo mais sensível às suas necessidades e perspectivas. Articulam-se, nesse contexto, os princípios da Escuta Ativa e da Documentação Pedagógica de Loris Malaguzzi (1999) e as concepções de ciberformação, que enfatizam a apropriação crítica e consciente dos instrumentos culturais digitais. Os resultados indicam que as TDIC permitem uma pedagogia da documentação digital, em que o professor atua como curador das experiências infantis, tornando visíveis, significativos e compartilháveis o protagonismo e as múltiplas expressões das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Educação Infantil, Arte e Tecnologias na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID476_TB47_21102025190009.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA ALVES MONDINI" "autor_nome_curto" => "PAULA MONDINI" "autor_email" => "paula.mondini@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124000 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 476 "titulo" => "TDIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTA DE PROTAGONISMO E VALORIZAÇÃO DAS LINGUAGENS DA CRIANÇA" "resumo" => "Valorizar o protagonismo infantil exige que a escola se desprenda da lógica do ensino tradicional e se abra à escuta ativa das crianças, reconhecendo-as como sujeitos de direitos e produtoras de cultura e conhecimento coletivo. Este trabalho investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas que ampliam a voz e as múltiplas formas de expressão da criança pequena, superando o uso meramente instrumental e alinhando-se a princípios críticos, éticos e emancipatórios (Bruno, Vieira Neto & Mattos, 2023). Analisa-se como as TDIC — como áudio, vídeo, fotos, desenhos digitais, gravações de tela e aplicativos interativos —podem apoiar o registro das ideias e produções infantis, contribuindo para a construção de um currículo mais sensível às suas necessidades e perspectivas. Articulam-se, nesse contexto, os princípios da Escuta Ativa e da Documentação Pedagógica de Loris Malaguzzi (1999) e as concepções de ciberformação, que enfatizam a apropriação crítica e consciente dos instrumentos culturais digitais. Os resultados indicam que as TDIC permitem uma pedagogia da documentação digital, em que o professor atua como curador das experiências infantis, tornando visíveis, significativos e compartilháveis o protagonismo e as múltiplas expressões das crianças." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Educação Infantil, Arte e Tecnologias na Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID476_TB47_21102025190009.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA ALVES MONDINI" "autor_nome_curto" => "PAULA MONDINI" "autor_email" => "paula.mondini@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }