Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

TDIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FERRAMENTA DE PROTAGONISMO E VALORIZAÇÃO DAS LINGUAGENS DA CRIANÇA

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Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Valorizar o protagonismo infantil exige que a escola se desprenda da lógica do ensino tradicional e se abra à escuta ativa das crianças, reconhecendo-as como sujeitos de direitos e produtoras de cultura e conhecimento coletivo. Este trabalho investiga o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas que ampliam a voz e as múltiplas formas de expressão da criança pequena, superando o uso meramente instrumental e alinhando-se a princípios críticos, éticos e emancipatórios (Bruno, Vieira Neto & Mattos, 2023). Analisa-se como as TDIC — como áudio, vídeo, fotos, desenhos digitais, gravações de tela e aplicativos interativos —podem apoiar o registro das ideias e produções infantis, contribuindo para a construção de um currículo mais sensível às suas necessidades e perspectivas. Articulam-se, nesse contexto, os princípios da Escuta Ativa e da Documentação Pedagógica de Loris Malaguzzi (1999) e as concepções de ciberformação, que enfatizam a apropriação crítica e consciente dos instrumentos culturais digitais. Os resultados indicam que as TDIC permitem uma pedagogia da documentação digital, em que o professor atua como curador das experiências infantis, tornando visíveis, significativos e compartilháveis o protagonismo e as múltiplas expressões das crianças.

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