A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO COM A TURMA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123977 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO COM A TURMA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de inclusão desenvolvida entre os anos de 2015 e 2017 em uma escola municipal de Campinas, com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental que, ao longo do processo de alfabetização, foi acompanhada pela mesma professora até o 5º ano. A chegada de um aluno com diagnóstico de autismo despertou no grupo novos interesses e necessidades, mobilizando professores e alunos na busca por conhecimentos sobre o autismo, sobre a inclusão e sobre a construção de vínculos afetivos no cotidiano escolar. Esse movimento possibilitou a compreensão de que as diferenças e singularidades de cada sujeito são potentes para o aprendizado coletivo. Como resultado desse processo, a turma, já no 4º ano produziu um livro composto por textos autorais que expressam as percepções dos alunos sobre a convivência com um colega autista e as aprendizagens vivenciadas nesse percurso. No 5º ano, o trabalho teve continuidade com a escrita e a dramatização de duas peças teatrais que também abordavam a temática da inclusão na sociedade, ampliando a reflexão para além do contexto escolar. O objetivo deste relato é apresentar como uma prática pedagógica e a produção do livro podem constituir-se em recursos tecnológicos e midiáticos capazes de favorecer o aprendizado de todos os alunos, promovendo a inclusão e o desenvolvimento coletivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID472_TB24_15102025213223.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISNARY APARECIDA ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISNARY" "autor_email" => "isnary.araujo@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123977 "edicao_id" => 435 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 472 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO COM A TURMA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de inclusão desenvolvida entre os anos de 2015 e 2017 em uma escola municipal de Campinas, com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental que, ao longo do processo de alfabetização, foi acompanhada pela mesma professora até o 5º ano. A chegada de um aluno com diagnóstico de autismo despertou no grupo novos interesses e necessidades, mobilizando professores e alunos na busca por conhecimentos sobre o autismo, sobre a inclusão e sobre a construção de vínculos afetivos no cotidiano escolar. Esse movimento possibilitou a compreensão de que as diferenças e singularidades de cada sujeito são potentes para o aprendizado coletivo. Como resultado desse processo, a turma, já no 4º ano produziu um livro composto por textos autorais que expressam as percepções dos alunos sobre a convivência com um colega autista e as aprendizagens vivenciadas nesse percurso. No 5º ano, o trabalho teve continuidade com a escrita e a dramatização de duas peças teatrais que também abordavam a temática da inclusão na sociedade, ampliando a reflexão para além do contexto escolar. O objetivo deste relato é apresentar como uma prática pedagógica e a produção do livro podem constituir-se em recursos tecnológicos e midiáticos capazes de favorecer o aprendizado de todos os alunos, promovendo a inclusão e o desenvolvimento coletivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID472_TB24_15102025213223.pdf" "created_at" => "2025-11-17 15:49:44" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISNARY APARECIDA ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ISNARY" "autor_email" => "isnary.araujo@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas" "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png" "data_publicacao" => "2025-11-19" "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22" "publicacao_id" => 132 "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }