Artigo Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-059-2

A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO COM A TURMA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)
"2025-11-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123977
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 472
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO COM A TURMA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de inclusão desenvolvida entre os anos de 2015 e 2017 em uma escola municipal de Campinas, com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental que, ao longo do processo de alfabetização, foi acompanhada pela mesma professora até o 5º ano. A chegada de um aluno com diagnóstico de autismo despertou no grupo novos interesses e necessidades, mobilizando professores e alunos na busca por conhecimentos sobre o autismo, sobre a inclusão e sobre a construção de vínculos afetivos no cotidiano escolar. Esse movimento possibilitou a compreensão de que as diferenças e singularidades de cada sujeito são potentes para o aprendizado coletivo. Como resultado desse processo, a turma, já no 4º ano produziu um livro composto por textos autorais que expressam as percepções dos alunos sobre a convivência com um colega autista e as aprendizagens vivenciadas nesse percurso. No 5º ano, o trabalho teve continuidade com a escrita e a dramatização de duas peças teatrais que também abordavam a temática da inclusão na sociedade, ampliando a reflexão para além do contexto escolar. O objetivo deste relato é apresentar como uma prática pedagógica e a produção do livro podem constituir-se em recursos tecnológicos e midiáticos capazes de favorecer o aprendizado de todos os alunos, promovendo a inclusão e o desenvolvimento coletivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID472_TB24_15102025213223.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISNARY APARECIDA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISNARY"
    "autor_email" => "isnary.araujo@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123977
    "edicao_id" => 435
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 472
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO COM A TURMA COMO RECURSO TECNOLÓGICO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de inclusão desenvolvida entre os anos de 2015 e 2017 em uma escola municipal de Campinas, com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental que, ao longo do processo de alfabetização, foi acompanhada pela mesma professora até o 5º ano. A chegada de um aluno com diagnóstico de autismo despertou no grupo novos interesses e necessidades, mobilizando professores e alunos na busca por conhecimentos sobre o autismo, sobre a inclusão e sobre a construção de vínculos afetivos no cotidiano escolar. Esse movimento possibilitou a compreensão de que as diferenças e singularidades de cada sujeito são potentes para o aprendizado coletivo. Como resultado desse processo, a turma, já no 4º ano produziu um livro composto por textos autorais que expressam as percepções dos alunos sobre a convivência com um colega autista e as aprendizagens vivenciadas nesse percurso. No 5º ano, o trabalho teve continuidade com a escrita e a dramatização de duas peças teatrais que também abordavam a temática da inclusão na sociedade, ampliando a reflexão para além do contexto escolar. O objetivo deste relato é apresentar como uma prática pedagógica e a produção do livro podem constituir-se em recursos tecnológicos e midiáticos capazes de favorecer o aprendizado de todos os alunos, promovendo a inclusão e o desenvolvimento coletivo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Inclusão, Direitos Humanos e Diversidade (Étnico-racial, Gênero e Sexualidade)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV231_ID472_TB24_15102025213223.pdf"
    "created_at" => "2025-11-17 15:49:44"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISNARY APARECIDA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISNARY"
    "autor_email" => "isnary.araujo@educa.campinas.sp.gov.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO (UNASP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-seminario-internacional-brasil-argentina-e-peru-de-tecnologias-digitais-na-educacao-de-criancas"
    "edicao_nome" => "Anais do Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_evento" => "Seminário Internacional Brasil, Argentina e Peru de Tecnologias Digitais na Educação de Crianças"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/sibap/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "691ca7c1afdae_18112025140713.png"
    "data_publicacao" => "2025-11-19"
    "edicao_publicada_em" => "2025-11-17 09:23:22"
    "publicacao_id" => 132
    "publicacao_nome" => "Revista do SIBAP-TDEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-059-2"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de inclusão desenvolvida entre os anos de 2015 e 2017 em uma escola municipal de Campinas, com uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental que, ao longo do processo de alfabetização, foi acompanhada pela mesma professora até o 5º ano. A chegada de um aluno com diagnóstico de autismo despertou no grupo novos interesses e necessidades, mobilizando professores e alunos na busca por conhecimentos sobre o autismo, sobre a inclusão e sobre a construção de vínculos afetivos no cotidiano escolar. Esse movimento possibilitou a compreensão de que as diferenças e singularidades de cada sujeito são potentes para o aprendizado coletivo. Como resultado desse processo, a turma, já no 4º ano produziu um livro composto por textos autorais que expressam as percepções dos alunos sobre a convivência com um colega autista e as aprendizagens vivenciadas nesse percurso. No 5º ano, o trabalho teve continuidade com a escrita e a dramatização de duas peças teatrais que também abordavam a temática da inclusão na sociedade, ampliando a reflexão para além do contexto escolar. O objetivo deste relato é apresentar como uma prática pedagógica e a produção do livro podem constituir-se em recursos tecnológicos e midiáticos capazes de favorecer o aprendizado de todos os alunos, promovendo a inclusão e o desenvolvimento coletivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.