Com o constante crescimento da população idosa, várias éreas do conhecimento procuram desenvolver meios para prestar os atendimentos necessários, buscando sempre maior qualificação e humanização para este público. Sendo assim, a educação física busca desenvolver formas de atender a esta população, criando metodologias que proporcionem cada vez mais qualidade de vida aos idosos. Observa se que inúmeras Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI,s) encontram se atualmente com suas vagas totalmente preenchidas, contando ainda com filas de espera. Portanto o presente estudo buscou descrever quais as influências em relação ás rotinas de ILPI,s obtidas a partir do desenvolvimento de atividades referentes a área de educação física. Para tanto foram analisadas as rotinas de duas ILPI,s, onde uma não possui em sua rotina nenhuma atuação referente a área da educação física, e outra que conta com atividades referentes a érea, que são desenvolvidas por estagiários de um curso de educação física. Para a concretização do estudo foi utilizada a abordagem qualitativa do problema, buscando a compreensão dos fenômenos estudados a partir de uma interpretação dos dados coletados. Ao mesmo tempo em que se caracterizou por um estudo descritivo de caráter exploratório. Identificou se que as propostas da educação física não tiveram influência concreta sobre a rotina geral da instituição. No entanto, a partir das analises realizadas com base nos autores utilizados e conversas com profissionais envolvidos no processo investigativo, concluímos que as influências promovidas pelos estagiários foram significativamente positivas. Promovendo durante as abordagens novas possibilidades e experiências aos idosos. Dinamizando assim as relações entre eles e a rotina da instituição.