Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO INTERATIVA SOBRE SAÚDE MENTAL E USO DE CELULARES COM ESCOLARES

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: O uso de celulares em sala de aula, além de comprometer o desempenho escolar, pode estar relacionado ao aumento de níveis de estresse, ansiedade e sobrecarga mental, afetando negativamente a saúde mental e bem-estar dos escolares. Objetivo: Descrever a proposta de uma intervenção interativa sobre a saúde mental e o uso de celulares para escolares. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, voltado para escolares do ensino médio de uma escola estadual no município do Recife-PE, nos meses de março e abril de 2025. Resultados: Através da elaboração de uma proposta pedagógica para trabalhar aspectos da saúde mental relacionados ao uso do celular em sala de aula de forma lúdica, a aplicação da tecnologia consiste na divisão da turma em dois grupos que devem responder perguntas relacionadas ao tema no formato de um quiz, com intuito de favorecer o trabalho em equipe e aumentar a interação social, concomitantemente ao exercício da proposta de educação em saúde. Conclusão: A proposta pedagógica possibilita reflexões entre os escolares sobre saúde mental e uso de celulares, com o possível desenvolvimento de maior consciência crítica sobre os efeitos do uso excessivo de telas no bem-estar emocional, além de estímulo ao diálogo, compartilhamento de experiências, promoção da saúde mental e do uso consciente da tecnologia. Contribuições/Implicações para a Enfermagem ou Saúde: O desenvolvimento de ações voltadas à educação em saúde, especialmente através da implementação de intervenções interativas, favorece tanto uma maior participação dos estudantes em seu processo de aprendizagem ativa no contexto da saúde mental quanto o exercício das habilidades de educadores em saúde por parte dos enfermeiros atuantes.

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