CÍRCULOS DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121937 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 56 "titulo" => "CÍRCULOS DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ambiente escolar é reconhecido como espaço importante para a promoção da saúde, destacando a temática de primeiros socorros. Ao aplicar metodologia dialógica e participativa que valoriza os saberes prévios com incremento de saberes científicos contextualizados, favorece a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades práticas entre os adolescentes, ao tornam-se multiplicadores no ambiente familiar e escolar. Objetiva-se relatar a experiência de discentes de enfermagem com a aplicação de Círculos de Cultura, baseados na proposta crítica e reflexiva de Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, em uma intervenção educativa com escolares do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Recife-PE, realizada no mês de junho de 2024. A avaliação do conhecimento prévio sobre a temática, utilizando uma pergunta geradora foi a primeira etapa realizada. Em seguida, os animadores dialogaram aprofundando os saberes e as inquietações referidas pelos participantes com informações científicas no cuidado à vítima até a chegada do SAMU. socorros. Por fim, ocorreu uma dinâmica avaliativa, utilizando bexigas coloridas cheias com perguntas dentro sobre os temas e demonstração de habilidades requeridas e distribuídas aleatoriamente entre as crianças. Os Círculos de Cultura potencializaram o aprendizado dos saberes ao promover um ambiente participativo, dinâmico e lúdico. Portanto, ao utilizar os Círculos de Cultura sobre primeiros socorros foi possível fortalecer a atuação do enfermeiro como educador em saúde no ambiente escolar estimulando o protagonismo dos adolescentes para identificar e intervir com segurança em situações de primeiros socorros." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID56_TB108_22042025091706.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICYA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LETICYA" "autor_email" => "leticya.alves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121937 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 56 "titulo" => "CÍRCULOS DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ambiente escolar é reconhecido como espaço importante para a promoção da saúde, destacando a temática de primeiros socorros. Ao aplicar metodologia dialógica e participativa que valoriza os saberes prévios com incremento de saberes científicos contextualizados, favorece a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades práticas entre os adolescentes, ao tornam-se multiplicadores no ambiente familiar e escolar. Objetiva-se relatar a experiência de discentes de enfermagem com a aplicação de Círculos de Cultura, baseados na proposta crítica e reflexiva de Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, em uma intervenção educativa com escolares do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Recife-PE, realizada no mês de junho de 2024. A avaliação do conhecimento prévio sobre a temática, utilizando uma pergunta geradora foi a primeira etapa realizada. Em seguida, os animadores dialogaram aprofundando os saberes e as inquietações referidas pelos participantes com informações científicas no cuidado à vítima até a chegada do SAMU. socorros. Por fim, ocorreu uma dinâmica avaliativa, utilizando bexigas coloridas cheias com perguntas dentro sobre os temas e demonstração de habilidades requeridas e distribuídas aleatoriamente entre as crianças. Os Círculos de Cultura potencializaram o aprendizado dos saberes ao promover um ambiente participativo, dinâmico e lúdico. Portanto, ao utilizar os Círculos de Cultura sobre primeiros socorros foi possível fortalecer a atuação do enfermeiro como educador em saúde no ambiente escolar estimulando o protagonismo dos adolescentes para identificar e intervir com segurança em situações de primeiros socorros." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID56_TB108_22042025091706.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICYA ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LETICYA" "autor_email" => "leticya.alves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }