Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

CÍRCULOS DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121937
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 56
    "titulo" => "CÍRCULOS DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ambiente escolar é reconhecido como espaço importante para a promoção da saúde, destacando a temática de primeiros socorros. Ao aplicar metodologia dialógica e participativa que valoriza os saberes prévios com incremento de saberes científicos contextualizados, favorece a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades práticas entre os adolescentes, ao tornam-se multiplicadores no ambiente familiar e escolar. Objetiva-se relatar a experiência de discentes de enfermagem com a aplicação de Círculos de Cultura, baseados na proposta crítica e reflexiva de Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, em uma intervenção educativa com escolares do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Recife-PE, realizada no mês de junho de 2024. A avaliação do conhecimento prévio sobre a temática, utilizando uma pergunta geradora foi a primeira etapa realizada. Em seguida, os animadores dialogaram aprofundando os saberes e as inquietações referidas pelos participantes com informações científicas no cuidado à vítima até a chegada do SAMU. socorros. Por fim, ocorreu uma dinâmica avaliativa, utilizando bexigas coloridas cheias com perguntas dentro sobre os temas e demonstração de habilidades requeridas e distribuídas aleatoriamente entre as crianças. Os Círculos de Cultura potencializaram o aprendizado dos saberes ao promover um ambiente participativo, dinâmico e lúdico. Portanto, ao utilizar os Círculos de Cultura sobre primeiros socorros foi possível fortalecer a atuação do enfermeiro como educador em saúde no ambiente escolar estimulando o protagonismo dos adolescentes para identificar e intervir com segurança em situações de primeiros socorros."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID56_TB108_22042025091706.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICYA ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LETICYA"
    "autor_email" => "leticya.alves@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121937
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 108
    "inscrito_id" => 56
    "titulo" => "CÍRCULOS DE CULTURA COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ambiente escolar é reconhecido como espaço importante para a promoção da saúde, destacando a temática de primeiros socorros. Ao aplicar metodologia dialógica e participativa que valoriza os saberes prévios com incremento de saberes científicos contextualizados, favorece a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades práticas entre os adolescentes, ao tornam-se multiplicadores no ambiente familiar e escolar. Objetiva-se relatar a experiência de discentes de enfermagem com a aplicação de Círculos de Cultura, baseados na proposta crítica e reflexiva de Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, em uma intervenção educativa com escolares do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Recife-PE, realizada no mês de junho de 2024. A avaliação do conhecimento prévio sobre a temática, utilizando uma pergunta geradora foi a primeira etapa realizada. Em seguida, os animadores dialogaram aprofundando os saberes e as inquietações referidas pelos participantes com informações científicas no cuidado à vítima até a chegada do SAMU. socorros. Por fim, ocorreu uma dinâmica avaliativa, utilizando bexigas coloridas cheias com perguntas dentro sobre os temas e demonstração de habilidades requeridas e distribuídas aleatoriamente entre as crianças. Os Círculos de Cultura potencializaram o aprendizado dos saberes ao promover um ambiente participativo, dinâmico e lúdico. Portanto, ao utilizar os Círculos de Cultura sobre primeiros socorros foi possível fortalecer a atuação do enfermeiro como educador em saúde no ambiente escolar estimulando o protagonismo dos adolescentes para identificar e intervir com segurança em situações de primeiros socorros."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 1 - Saúde, Território e Comunidade: Educação para o Bem-Viver"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID56_TB108_22042025091706.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICYA ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LETICYA"
    "autor_email" => "leticya.alves@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

O ambiente escolar é reconhecido como espaço importante para a promoção da saúde, destacando a temática de primeiros socorros. Ao aplicar metodologia dialógica e participativa que valoriza os saberes prévios com incremento de saberes científicos contextualizados, favorece a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades práticas entre os adolescentes, ao tornam-se multiplicadores no ambiente familiar e escolar. Objetiva-se relatar a experiência de discentes de enfermagem com a aplicação de Círculos de Cultura, baseados na proposta crítica e reflexiva de Paulo Freire. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de acadêmicos de enfermagem, em uma intervenção educativa com escolares do ensino fundamental de uma escola estadual no município de Recife-PE, realizada no mês de junho de 2024. A avaliação do conhecimento prévio sobre a temática, utilizando uma pergunta geradora foi a primeira etapa realizada. Em seguida, os animadores dialogaram aprofundando os saberes e as inquietações referidas pelos participantes com informações científicas no cuidado à vítima até a chegada do SAMU. socorros. Por fim, ocorreu uma dinâmica avaliativa, utilizando bexigas coloridas cheias com perguntas dentro sobre os temas e demonstração de habilidades requeridas e distribuídas aleatoriamente entre as crianças. Os Círculos de Cultura potencializaram o aprendizado dos saberes ao promover um ambiente participativo, dinâmico e lúdico. Portanto, ao utilizar os Círculos de Cultura sobre primeiros socorros foi possível fortalecer a atuação do enfermeiro como educador em saúde no ambiente escolar estimulando o protagonismo dos adolescentes para identificar e intervir com segurança em situações de primeiros socorros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.