SENSIBILIZAÇÃO DE ESCOLARES SOBRE O AUTISMO POR MEIO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121935 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "SENSIBILIZAÇÃO DE ESCOLARES SOBRE O AUTISMO POR MEIO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O transtorno do espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta uma gama de manifestações clínicas, incluindo dificuldades na comunicação e interação social, sensibilidade sensorial, além de comportamentos repetitivos. É uma condição crônica que exige tratamento multidisciplinar, com foco nas necessidades e limitações de cada ser. A educação inclusiva defende o direito de todas as crianças com deficiência a uma educação de qualidade. Embora o conhecimento sobre o Transtorno Espectro Autista tenha avançado, ainda persistem estigmas e desinformação que impactam diretamente na sua inclusão social e educacional. O ambiente escolar é um espaço estratégico para a promoção de ações educativas, especialmente entre adolescentes, que estão em processo de construção de identidade social. Objetivo: Relatar a experiência de sensibilização de escolares sobre o Transtorno Espectro Autista por meio de estratégia educativa. Métodos: Relato de experiência desenvolvido em escola estadual do Recife, em abril de 2025, com 20 alunos do 3º ano do ensino médio. Resultados: A intervenção educativa por meio de caixa sensorial, estimulando os sentidos do olfato, tato e paladar através de competição entre dois grupos, com objetivo de exemplificar aos alunos a sensibilidade que a pessoa com Transtorno Espectro Autista precisa diferenciar as texturas e alimentos. Em seguida foi realizado jogo de mitos e verdades, para estimular os estudantes a expressarem sua opinião sobre as perguntas realizadas. Conclusão: A intervenção educativa evidencia a importância de ações contínuas e não pontuais para que os adolescentes sensibilizados auxiliem na reintegração dos colegas com Transtorno do Espectro Autista. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Contribui para o fortalecimento da inclusão escolar, uma vez que, ao compreenderem melhor o Transtorno Espectro Autista, os alunos poderão se posicionar de forma mais solidária e colaborativa, refletir na redução do bullying, que muitas vezes se origina do desconhecimento sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID261_TB106_22042025073852.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERICA DE CASSIA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ALBERICA" "autor_email" => "albericadecassia14@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121935 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 106 "inscrito_id" => 261 "titulo" => "SENSIBILIZAÇÃO DE ESCOLARES SOBRE O AUTISMO POR MEIO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Introdução: O transtorno do espectro autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta uma gama de manifestações clínicas, incluindo dificuldades na comunicação e interação social, sensibilidade sensorial, além de comportamentos repetitivos. É uma condição crônica que exige tratamento multidisciplinar, com foco nas necessidades e limitações de cada ser. A educação inclusiva defende o direito de todas as crianças com deficiência a uma educação de qualidade. Embora o conhecimento sobre o Transtorno Espectro Autista tenha avançado, ainda persistem estigmas e desinformação que impactam diretamente na sua inclusão social e educacional. O ambiente escolar é um espaço estratégico para a promoção de ações educativas, especialmente entre adolescentes, que estão em processo de construção de identidade social. Objetivo: Relatar a experiência de sensibilização de escolares sobre o Transtorno Espectro Autista por meio de estratégia educativa. Métodos: Relato de experiência desenvolvido em escola estadual do Recife, em abril de 2025, com 20 alunos do 3º ano do ensino médio. Resultados: A intervenção educativa por meio de caixa sensorial, estimulando os sentidos do olfato, tato e paladar através de competição entre dois grupos, com objetivo de exemplificar aos alunos a sensibilidade que a pessoa com Transtorno Espectro Autista precisa diferenciar as texturas e alimentos. Em seguida foi realizado jogo de mitos e verdades, para estimular os estudantes a expressarem sua opinião sobre as perguntas realizadas. Conclusão: A intervenção educativa evidencia a importância de ações contínuas e não pontuais para que os adolescentes sensibilizados auxiliem na reintegração dos colegas com Transtorno do Espectro Autista. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Contribui para o fortalecimento da inclusão escolar, uma vez que, ao compreenderem melhor o Transtorno Espectro Autista, os alunos poderão se posicionar de forma mais solidária e colaborativa, refletir na redução do bullying, que muitas vezes se origina do desconhecimento sobre o tema." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID261_TB106_22042025073852.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERICA DE CASSIA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ALBERICA" "autor_email" => "albericadecassia14@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }