PERCEPÇÃO DE PROFESSORES APÓS APLICAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Objetivo: Relatar a percepção de professores da educação básica com uma tecnologia sobre primeiros socorros durante a coleta de dados de uma pesquisa de doutorado. Metodologia: Relato de experiência referente a uma pesquisa de doutorado com professores da educação infantil pré-escolar e do ensino fundamental I. Utilizou-se uma cartilha educativa Primeiros Socorros contendo os seguintes tópicos: avaliação da segurança do local, identificação da necessidade de solicitar ajuda, convulsão, queda, cortes e hemorragias, parada cardiorrespiratória e obstrução de via aérea por corpo estranho. Resultados: Foi evidenciado que existe entre os professores a consciência de que possuem despreparo para prestarem os primeiros socorros, principalmente diante da complexidade que pode envolver um caso de urgência e emergência. Notou-se também que existe a crença alicerçada em mitos populares, aos quais os professores relatam ter tido acesso por conversas informais, nas quais souberam de casos onde tais condutas (mitos populares) foram bem sucedidas para salvar ou tratar uma situação de emergência. Conclusão: A experiência evidenciou vivências baseadas em crenças populares e lacunas de conhecimentos em que o despreparo se traduziu na indicação de condutas inadequada sem instituir possíveis primeiros socorros. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Assim, o enfermeiro como parte integrante da equipe de saúde passa a ser um agente propagador de conhecimentos nas escolas, fazendo a parceria entre o setor de Educação e o setor de Saúde e colaborando para a formação de educadores infantil a partir do ensino de primeiros socorros." 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