Aposentadoria é considerada a maior transição na vida do ser humano e a forma como ela se estabelece é consequência da maneira como o sujeito organizou a vida, e da importância atribuída ao trabalho com envelhecimento. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar as percepções acerca da aposentadoria em professores em situação de pré-aposentadoria. Participaram deste estudo dez professores, sendo sete mulheres e três homens, com idades compreendidas entre os 60 e 63 anos, que estão com a aposentadoria prevista para os anos de 2015 a 2019. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, sendo os dados coletados por meio da aplicação do questionário sócio demográfico e entrevista semiestruturada e tratada através da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram os mais diversos significados e sentimentos acerca da aposentadoria e perspectiva de futuro, deixando evidente o despreparo dos professores para lidarem com a aposentadoria. Conclui-se a necessidade de implantação de programas de preparação para aposentadoria, visando principalmente a construção de um novo projeto de vida.