SOUZA, Mayara Pereira De. A relevância da educação em saúde para a pessoa idosa. Anais IV CIEH... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/11987>. Acesso em: 22/11/2024 20:42
Introdução: O projeto visa a Educação em Saúde e tem por finalidade a promoção, prevenção e proteção à saúde, sendo essencial ao nosso ponto de vista a promoção, para trazer melhorias e informações a nossa população, sabendo que a saúde é o bem estar físico psicológico e social, com suas determinantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 o Brasil seja o sexto país do mundo em número de idosos e, em 2050 existirão cerca de 02 bilhões de pessoas com idade acima de 60 anos. Atualmente, ainda há uma grande desinformação sobre o envelhecimento populacional para a saúde pública em um contexto social. Por estar relacionada ao futuro e, para experiências tanto profissionais quanto pessoais, a Saúde do Idoso era o tema do nosso grupo. Descrição da Experiência: A ação consistiu em encontros realizados por acadêmicos do 2º semestre do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Edmundo Schneumann com a supervisão da professora Mara Lisiane Moraes dos Santos, docente da disciplina Processo Saúde e Doença, Estilo e Qualidade de Vida II. A mesma foi realizada no semestre de 2014 quinzenalmente, sendo que em cada encontro era abordado um tema, através de explicações simples de nível básico, colocados em prática através de atividades interativas, para melhor absorção dos conteúdos discutidos. A aplicação aconteceu em uma sala designada para a oficina da memória, com idosos de faixa etária acima de 65 anos, e duração sendo das 09h00min às 10h00min nas segundas-feiras. Impactos: A vivência no CCI Edmundo Schneumann, durante a formação acadêmica possibilitou a inserção dos estudantes a uma visão prática de Educação em Saúde, considerando a complexidade da mesma. Além de proporcionar o benefício da comunidade, o trabalho uniu o conhecimento teórico ao prático, principalmente em relação ao cuidado com o indivíduo como um todo. Considerações finais: A iniciação precoce dos estudantes na prática levou ao melhor entendimento da teoria, auxiliando na visão do cuidado e uma sensibilização para com o próximo, de modo a promover a humanização. Em relação à comunidade acometida, as relações interpessoais e o conhecimento a respeito de assuntos que envolvem a saúde física, psicológica e social, obtiveram uma melhora visível, considerando que no início das atividades, apesar do convívio diário, eles não sabiam o nome um do outro.