Artigo CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-012-7

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO COLABORATIVO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 14 - Educação ambiental
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119248 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 7201 "inscrito_id" => 17739 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO COLABORATIVO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir como desenvolver uma Educação Ambiental crítico-reflexiva mediada pela colaboração numa perspectiva da abordagem sócio-histórica. Para desenvolvermos o estudo realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, por meio de um levantamento bibliográfico em artigos, livros e teses. Neste estudo, optamos por trabalhar à luz da abordagem sócio-histórica que considera essencial os fatores tempo e cultura para constituição da condição humana, esses dois fatores determinam como pensamos, sentimos e agimos, portanto, quem somos. Desse modo a consciência da identidade humana não é inata, mas construída na interação com o outro. Para atingir o objetivo utilizamos o referencial teórico e metodológico construído com base em Andrade (2012), Grün (2005), Ibiapina (2008), Lakatos e Marconi (2017), Layrargues (2011), Lopes (2020), Miranda (2022), Sauvé (2005), Sato (2005), Vazquez (2007), Vigotski (1998, 2001, 2003), dentre outros. O referencial teórico e metodológico fundamentou as discussões sobre a colaboração, na perspectiva sócio-histórica, como instrumento de mediação para a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva. No processo investigativo concluímos que os espaços colaborativos deliberados, como instrumentos de mediação, podem contribuir de forma significativa para a formação de professores no que se refere ao desenvolvimento da reflexão crítica. Os contextos colaborativos conduzem a buscar o “como da prática educativa”, ou seja, a ter consciência do processo e não somente do resultado. A consciência crítica que Vigotski defende, ter consciência de estar consciente, pode chegar por meio da mediação. Ao final, defendemos os contextos colaborativos deliberados para a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva.O presente artigo tem por objetivo discutir como desenvolver uma Educação Ambiental crítico-reflexiva mediada pela colaboração numa perspectiva da abordagem sóc" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17739_TB7201_15102024152818.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLINDA PESSÔA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARLINDA" "autor_email" => "marlindapessoaa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119248 "edicao_id" => 372 "trabalho_id" => 7201 "inscrito_id" => 17739 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO COLABORATIVO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir como desenvolver uma Educação Ambiental crítico-reflexiva mediada pela colaboração numa perspectiva da abordagem sócio-histórica. Para desenvolvermos o estudo realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, por meio de um levantamento bibliográfico em artigos, livros e teses. Neste estudo, optamos por trabalhar à luz da abordagem sócio-histórica que considera essencial os fatores tempo e cultura para constituição da condição humana, esses dois fatores determinam como pensamos, sentimos e agimos, portanto, quem somos. Desse modo a consciência da identidade humana não é inata, mas construída na interação com o outro. Para atingir o objetivo utilizamos o referencial teórico e metodológico construído com base em Andrade (2012), Grün (2005), Ibiapina (2008), Lakatos e Marconi (2017), Layrargues (2011), Lopes (2020), Miranda (2022), Sauvé (2005), Sato (2005), Vazquez (2007), Vigotski (1998, 2001, 2003), dentre outros. O referencial teórico e metodológico fundamentou as discussões sobre a colaboração, na perspectiva sócio-histórica, como instrumento de mediação para a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva. No processo investigativo concluímos que os espaços colaborativos deliberados, como instrumentos de mediação, podem contribuir de forma significativa para a formação de professores no que se refere ao desenvolvimento da reflexão crítica. Os contextos colaborativos conduzem a buscar o “como da prática educativa”, ou seja, a ter consciência do processo e não somente do resultado. A consciência crítica que Vigotski defende, ter consciência de estar consciente, pode chegar por meio da mediação. Ao final, defendemos os contextos colaborativos deliberados para a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva.O presente artigo tem por objetivo discutir como desenvolver uma Educação Ambiental crítico-reflexiva mediada pela colaboração numa perspectiva da abordagem sóc" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17739_TB7201_15102024152818.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:20:51" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLINDA PESSÔA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "MARLINDA" "autor_email" => "marlindapessoaa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-ambiental-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 17:02:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 372 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-ambiental-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT14" "logo" => null "capa" => "6791172f16977_22012025130503.jpg" "timbrado" => "6791172f1764e_22012025130503.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a),&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedil;&atilde;o no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se destaca por seu car&aacute;ter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental no pa&iacute;s, destacando os avan&ccedil;os e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e sustent&aacute;vel.&nbsp;<br />\r\nO X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedi <br />\r\n Este e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a explora&ccedil;&atilde;o desordenada dos recursos naturais e a polui&ccedil;&atilde;o, est&atilde;o levando o planeta a uma degrada&ccedil;&atilde;o nunca antes vista, afetando diretamente servi&ccedil;os ecossist&ecirc;micos fundamentais &agrave; vida. Nesse cen&aacute;rio, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental tem o desafio de buscar a resolu&ccedil;&atilde;o de problemas complexos, desde mudan&ccedil;as nas matrizes energ&eacute;ticas at&eacute; mudan&ccedil;as de comportamento da sociedade.&nbsp;<br />\r\nEste e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo d <br />\r\n A Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os cap&iacute;tulos a seguir trazem experi&ecirc;ncias importantes, que foram desenvolvidas desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, em ambientes formais e n&atilde;o formais, sendo poss&iacute;vel compartilhar diferentes saberes e pr&aacute;ticas que incentivam mudan&ccedil;as na educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Esperamos que os cap&iacute;tulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental mais cr&iacute;tica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\nA Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO C&Eacute;O RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JO&Atilde;O PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARA&Uacute;JO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICT&Oacute;RIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 241 "edicao_id" => 372 "codigo" => "978-65-5222-012-7" "capa" => "6791172f1adfb_22012025130503.png" "titulo" => "CONEDU - Educação ambiental (Vol.3)" "prefacio" => """ Prezado(a) leitor(a),&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n O X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedil;&atilde;o no Brasil. Dentre os diferentes temas discutidos neste evento, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se destaca por seu car&aacute;ter transversal e interdisciplinar. Durante o evento conhecemos o panorama sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental no pa&iacute;s, destacando os avan&ccedil;os e as lacunas que exigem novos objetivos e metas para constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e sustent&aacute;vel.&nbsp;<br />\r\nO X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU) &eacute; uma oportunidade de dialogar e refletir sobre os diversos aspectos que abrangem a educa&ccedi <br />\r\n Este e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo discutir sobre as abordagens te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas da educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Os diversos impactos ambientais provocados pelo ser humano, como a explora&ccedil;&atilde;o desordenada dos recursos naturais e a polui&ccedil;&atilde;o, est&atilde;o levando o planeta a uma degrada&ccedil;&atilde;o nunca antes vista, afetando diretamente servi&ccedil;os ecossist&ecirc;micos fundamentais &agrave; vida. Nesse cen&aacute;rio, a Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental tem o desafio de buscar a resolu&ccedil;&atilde;o de problemas complexos, desde mudan&ccedil;as nas matrizes energ&eacute;ticas at&eacute; mudan&ccedil;as de comportamento da sociedade.&nbsp;<br />\r\nEste e-book documenta as produ&ccedil;&otilde;es desenvolvidas pelo grupo de trabalho (GT) &ldquo;Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental&rdquo;, e tem como objetivo d <br />\r\n A Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar valores de respeito ao meio ambiente, e consequentemente mitigar os impactos ambientais. Os cap&iacute;tulos a seguir trazem experi&ecirc;ncias importantes, que foram desenvolvidas desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, em ambientes formais e n&atilde;o formais, sendo poss&iacute;vel compartilhar diferentes saberes e pr&aacute;ticas que incentivam mudan&ccedil;as na educa&ccedil;&atilde;o ambiental. Esperamos que os cap&iacute;tulos apresentados inspirem novas perspectivas para promover uma Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental mais cr&iacute;tica, participativa, reflexiva e humanizada. Desejo a todos(as) uma excelente leitura!<br />\r\nA Educa&ccedil;&atilde;o Ambiental se mostra, dessa forma, uma disciplina estrat&eacute;gica, com potencial de sensibilizar a popula&ccedil;&atilde;o, resgatar &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY<br />\r\n MARIA DO C&Eacute;O RODRIGUES PESSOA<br />\r\n JO&Atilde;O PAULO NUNES DE ANDRADE PEREIRA<br />\r\n ANA LUISA ARA&Uacute;JO DE AMORIM<br />\r\n DANIELLE PATR&Iacute;CIO BRASIL<br />\r\n MANOEL CELESTINO DE PONTES FILHO<br />\r\n RIVETE SILVA DE LIMA<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO<br />\r\n ERIKA DIAS RODRIGUES<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE<br />\r\n JOS&Eacute; LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA<br />\r\n VICT&Oacute;RIA STEVENSON MARTINS NUNES<br />\r\n JAILMA FERREIRA DA SILVA<br />\r\n JESSICA OLIVEIRA<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS<br />\r\n FRANCISCA DANDARA DA SILVA ALBUQUERQUE<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "6793ea230ec5a_24012025162939.pdf" "arquivo" => "28012025164434-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 17:02:21" "updated_at" => "2025-01-29 13:58:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir como desenvolver uma Educação Ambiental crítico-reflexiva mediada pela colaboração numa perspectiva da abordagem sócio-histórica. Para desenvolvermos o estudo realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, por meio de um levantamento bibliográfico em artigos, livros e teses. Neste estudo, optamos por trabalhar à luz da abordagem sócio-histórica que considera essencial os fatores tempo e cultura para constituição da condição humana, esses dois fatores determinam como pensamos, sentimos e agimos, portanto, quem somos. Desse modo a consciência da identidade humana não é inata, mas construída na interação com o outro. Para atingir o objetivo utilizamos o referencial teórico e metodológico construído com base em Andrade (2012), Grün (2005), Ibiapina (2008), Lakatos e Marconi (2017), Layrargues (2011), Lopes (2020), Miranda (2022), Sauvé (2005), Sato (2005), Vazquez (2007), Vigotski (1998, 2001, 2003), dentre outros. O referencial teórico e metodológico fundamentou as discussões sobre a colaboração, na perspectiva sócio-histórica, como instrumento de mediação para a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva. No processo investigativo concluímos que os espaços colaborativos deliberados, como instrumentos de mediação, podem contribuir de forma significativa para a formação de professores no que se refere ao desenvolvimento da reflexão crítica. Os contextos colaborativos conduzem a buscar o “como da prática educativa”, ou seja, a ter consciência do processo e não somente do resultado. A consciência crítica que Vigotski defende, ter consciência de estar consciente, pode chegar por meio da mediação. Ao final, defendemos os contextos colaborativos deliberados para a construção de uma Educação Ambiental crítico-reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.