O presente artigo traz uma análise reflexiva sobre a importância dos projetos de iniciação à docência para a formação de professores e o ensino da Geografia nas escolas públicas, observando as dificuldades e perspectivas, para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem através de atividades metodológicas teóricas e práticas utilizadas para construção do conhecimento em sala de aula com base na experiência participativa no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O objetivo é analisar as contribuições do PIBID para a formação docente, através da inserção de alunos dos cursos de licenciatura nas escolas públicas de educação básica, contribuindo para melhoria do ensino da Geografia. O programa promove a inserção de alunos de cursos de licenciatura nas escolas públicas, contribuindo para formação e qualificação docente, assim como para melhoria das aulas, nos fazendo refletir sobre a importância da formação e qualificação docente nos dias atuais. Desse modo, pretendemos buscar novas ideias e alternativas didático-pedagógicas para as aulas de Geografia, para que elas se tornem mais interessantes e atrativas, despertando o interesse dos alunos, buscando uma perspectiva transformadora na educação e na sociedade através do ensino. Esta análise baseia-se em pesquisas bibliográficas e nas experiências participativas nas aulas de Geografia em 2015 nas turmas dos 3º anos “E”, “F” e “G”, e 2º ano “H” do ensino médio, no período vespertino da E.E.E.F.M. Professor José Soares de Carvalho, localizada no município de Guarabira - PB. O PIBID é de suma importância para a formação e início da docência.