Resumo: A prática docente tem grande importância no processo de ensino e aprendizagem e pode contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento cognitivo, humano e social do educando. O objetivo desse artigo é compartilhar a experiência de professores supervisores do subprojeto de Biologia tecendo reflexões acerca das contribuições para a ressignificação da prática docente. Trata-se de um estudo descritivo considerando as experiências vivenciadas na E. E. Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro e na E.E.E.M.P. Dr, Elpídio de Almeida no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES, no que se refere à organização da ação pedagógica. A metodologia consistiu num levantamento sobre as estratégias pedagógicas mais utilizadas pelos licenciandos bolsistas em suas intervenções didáticas; na análise relacionada à potencialidade das estratégias escolhidas; e por fim numa reflexão por parte dos professores supervisores sobre as contribuições, advindas da coparticipação na elaboração de estratégias pedagógicas, para o redimensionamento da sua prática pedagógica. Foi identificado que a roda de discussão, a atividade prática e o jogo didático constituem as estratégias pedagógicas comumente utilizadas. Acredita-se, portanto que a coparticipação no processo de definição, elaboração e efetivação dessas estratégias pedagógicas favoreceu a superação da rotina das aulas convencionas; o desenvolvimento de saberes pedagógicos e saberes da experiência; a aquisição de novos conhecimentos promovendo a ressignificação da prática pedagógica na escola; e o desenvolvimento da atitude de pesquisador da educação no âmbito do cotidiano da educação básica.