Este artigo teve como base uma experiência bem sucedida numa escola estadual, numa turma do 2º e 3º ano do ensino médio, com alunos de idades entre 15 e 18 anos, no município de Campina Grande-Pb. A robótica foi apresentada como sendo um instrumento motivador no processo de aprendizagem, no qual foram desenvolvidas atividades de montagem de empilhadeiras, braço mecânico, robores movido a energia solar, dentre outros, no qual se constatou um forte envolvimento dos alunos com o intuito de se apropriar do conhecimento que lhe era apresentado. Essa experiência com a robótica pedagógica buscou compreendê-la como uma ferramenta diferente, das demais encontradas na grande maioria das escolas das escolas da rede publica atualmente. Logo foi vista como sendo uma ferramenta inovadora no processo de ensino e aprendizagem. A mesma se mostrou como sendo bastante atrativa para os alunos proporcionando um ambiente de discussão de idéias e opiniões que normalmente não são levadas em consideração no ensino tradicional, além do mais a mesma se mostrou como um meio mais dinâmico e inovador no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Porém o mais importante é que os alunos se tornaram bem mais participativos, autônomos e criativos, nas aulas posteriores, o que nos mostra que a robótica e um dos meios que pode mudar o estado atual da educação.
Palavras-chave: Robótica, Prazer, Tecnologia, Inovação.