Diante da geração Z, que a cada dia produz e compartilha informações de forma instantânea, a inserção de novas tecnológicas nas salas de aula se faz necessária com o propósito de atrair jovens que estejam cada vez mais imersos num mundo conectado. Desta forma, a utilização das tecnologias tem sido pauta constante de discussões e pesquisas a fim de discutir sobre como as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) podem auxiliar professores e alunos na obtenção de resultados mais satisfatórios no que se refere ao ensino e à aprendizagem. Baseado em teorias de Lowry et. al. (2004) que ressaltam a importância do compartilhamento de ideias, este trabalho possui como ponto chave mostrar o impacto que a escrita colaborativa - mediada pela ferramenta Google Docs - pode causar no cotidiano escolar. Para este fim, foi realizada uma pesquisa ação utilizando como suporte ideias de Leandro e Weissheimer (2012), a fim de verificar quais são as contribuições que a utilização do Google Docs pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem. Acerca da colaboração, tomamos como auxilio os princípios de Martins (1999) que abordam os efeitos que a interação em sala de aula proporciona. As chances de textos com autoria colaborativa serem mais ricos em conhecimentos podem aumentar, pois esse tipo de escrita possui uma maior socialização dos pensamentos dos autores, tornando-se menos dependentes do docente. Dessa forma, nos deparamos com a proposta de Freire (1996) que discute sobre o subsídio que os alunos podem receber ao trabalhar de forma interdependente.