: Esse trabalho pretende mostrar um estudo sobre a influência da oralidade na escrita, analisando dois fenômenos presentes no texto de um aluno do 6º Ano. O interesse por essa temática nasceu da observação da ocorrência de marcas de oralidade nos textos escritos dos alunos, a despeito de serem alunos de 6º Ano, que já estão num nível de escolaridade que permitiria apresentar certo domínio da língua escrita. Tomamos como corpus de análise o texto de um aluno do 6º Ano de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova, PB, produzido na sala de aula a partir de uma atividade elaborada pela professora, após a leitura de uma narrativa. No material coletado, observamos a influência que a oralidade exerce sobre a escrita dos alunos no contexto escolar, o que ocorre pela falta de domínio dos elementos linguísticos necessários à escrita. Detectados os problemas, elaboramos uma sequência didática que favorecesse a reflexão dos alunos quanto às habilidades no uso da linguagem, levando-os a perceber as marcas da oralidade em suas produções escritas. Com esse trabalho, pretendemos contribuir para a reavaliação, por parte dos professores, das metodologias utilizadas na sala de aula no tocante aos fatores que determinam os desvios linguísticos dos alunos, eliminando os preconceitos que muitas vezes permeiam as práticas docentes.