O presente artigo tem por objetivo desenvolver um estudo referente ao ensino do Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), através da música latina, com referência a música colombiana, tomando por enfoque a sequência didática, composta por cinco aulas, posta em prática pelos monitores PIBID – Espanhol/UEPB, Campus VI – Poeta Pinto do Monteiro com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado José Leite de Souza. Buscaremos concretizar o embasamento teórico estudado, estabelecendo uma verossimilidade referente ao uso da música no ensino de línguas. Demonstraremos o processo de ensino-aprendizagem por meio da música colombiana, utilizando especificamente o álbum da cantora Shakira intitulado ¿Dónde están los ladrones? (1998). Tomaremos por foco o ensino e desenvolvimento das quatro destrezas comunicativas, almejando abordar todo um aporte de características socioculturais, assim como o ensino da gramática, do verbo de forma lúdica. Teremos por referencial teórico: a dissertação de mestrado de Paula Graciano Pereira, intitulada Reflexões sobre o uso de música na sala de aula de LE: as crenças e a prática de dois professores de inglês, o estudo publicado de Fred Ferreira de Carvalho, sendo A música como recurso didático no processo de ensino aprendizagem transversal de línguas estrangeiras e o artigo de Andréia Soardi, Camila Pereira de Souza e Maiara Fernanda Ferreira, tendo por seguimento A prática de ensino da língua espanhola: utilizando a música como recurso didático. A base teórica ressalta a utilização da música como principal mediador de novas metodologias do ensino de línguas estrangeiras.