Na educação o erro é visto como algo negativo, remetendo ao fracasso na aprendizagem, no entanto o erro também pode ser visto como uma pista de que alguma coisa no processo ensino-aprendizagem de determinado conteúdo, não está indo bem. O estudo tem como objetivo analisar os erros cometidos pelos alunos do ensino fundamental na resolução de exercícios sobre potenciação. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo dez alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Dr. Ivo Queiroz Costa, situada em Vitória de Santo Antão - PE. Foi aplicado um questionário com sete questões de potenciação. A sétima questão referia-se a uma expressão numérica com potência. Todas as questões trabalhadas solicitavam que o estudante resolvesse as potências. Apenas um aluno não acertou a primeira questão, o mesmo respondeu na forma de fração, colocando a base como numerador e o expoente como denominador. 90% dos alunos erraram a segunda questão, a maior parte respondeu na forma de fração 25/2. Na questão 6, apenas um alunou cometeu erros, multiplicando apenas as bases, obtendo assim 25. Na sétima questão o principal erro cometido ocorreu nos cálculos operacionais, 3 alunos erraram essa questão. A partir do desenvolvimento do estudo percebe-se erros cometidos na resolução de questões envolvendo potência: multiplicação de bases, respostas na forma de fração e erros nas operações básicas da matemática foram os principais erros identificados no estudo.