O presente estudo investiga as mudanças nas práticas de leitura, a compreensão e a interação com os textos, diante da cultura digital. Nesse sentido o presente estudo tem como objetivo investigar a partir da revisão bibliográfica o fenômeno da ciberliteratura e a expansão da literatura na cultura digital. Para tanto, foi necessário analisar como o leitor do virtual interage com uma linguagem multimídia e executa ações para ler, desde a compra dos textos (e-books, por exemplo) até a apropriação física de um tablet, um smartphone ou um e-reader. Realizou-se, assim, uma pesquisa cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa de caráter bibliográfica a partir dos teóricos Chartier e Santaella. Após pesquisa bibliográfica no portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, Google acadêmico e Periódico Capes levando em consideração o período de 2000 a 2024, tendo em vista a inserção do descritor “ciberliteratura”. Diante disso, verificou-se as transformações das práticas de leitura que são feitas em gestos e ações; a fragmentação da leitura frente às telas eletrônicas, o que resulta em uma totalidade da obra não mais visível materialmente. Além disso, foram observadas novas modalidades de publicação e uma redefinição da propriedade intelectual das obras que passam a ser livres e gratuitas. A partir do estudo podemos concluir que a cultura digital não está em oposição à cultura escrita, as novas estruturas tecnológicas do suporte material do escrito contribuem nas relações entre textos, autores e leitores contemporâneos.