Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GINÁSTICA PARA TODOS: EXPLORANDO O MOVIMENTO E A ALEGRIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO SANTA MÔNICA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114320
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7757
    "inscrito_id" => 18216
    "titulo" => "GINÁSTICA PARA TODOS: EXPLORANDO O MOVIMENTO E A ALEGRIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO SANTA MÔNICA."
    "resumo" => "A ginástica é uma pratica corporal que proporciona o ser humano a explorar o corpo que necessita se exercitar, porém como incentivar os escolares terem gosto por esta pratica corporal? Este estudo busca nos aproximar de abordagens que potencializasse um ensino de ginástica para alunos do ensino fundamental, visando promover um ambiente de aprendizado engajador e inclusivo. O ensino de ginástica, muitas vezes marginalizado, é reavaliado neste estudo, destacando o papel crucial do professor de educação física em promover uma compreensão mais profunda da ginástica como uma arte de exercitar o corpo. Além disso, discute-se a importância de estimular as práticas a partir dos fundamentos básicos e da criação de coreografias, como estratégias para aproximar os alunos das ginásticas competitivas e não competitivas. As ações foram desenvolvidas no Colégio Santa Mônica situada na cidade de Limoeiro no agreste de Pernambuco com turmas do ensino fundamental anos iniciais e anos finais. Aproximamo-nos de abordagens de ensino variadas, incluindo a abordagem construtivista, a aprendizagem cooperativa e a utilização de tecnologias educacionais, visando promover a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais. Ao destacar estratégias pedagógicas exitosas, este estudo busca fornecer percepções valiosas para educadores interessados em otimizar a experiência de aprendizado em ginástica para turmas do ensino fundamental. Conclui-se que o ensino de ginástica é essencial para a construção de esquemas corporais, melhoria do ritmo e promoção do gosto pela prática de exercícios físicos entre os alunos do ensino fundamental, contribuindo assim para um estilo de vida saudável desde a infância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18216_TB7757_29072024210621.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA SOLEDADE SOLANGE VITORINO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "soledadevitorino15@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114320
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7757
    "inscrito_id" => 18216
    "titulo" => "GINÁSTICA PARA TODOS: EXPLORANDO O MOVIMENTO E A ALEGRIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO SANTA MÔNICA."
    "resumo" => "A ginástica é uma pratica corporal que proporciona o ser humano a explorar o corpo que necessita se exercitar, porém como incentivar os escolares terem gosto por esta pratica corporal? Este estudo busca nos aproximar de abordagens que potencializasse um ensino de ginástica para alunos do ensino fundamental, visando promover um ambiente de aprendizado engajador e inclusivo. O ensino de ginástica, muitas vezes marginalizado, é reavaliado neste estudo, destacando o papel crucial do professor de educação física em promover uma compreensão mais profunda da ginástica como uma arte de exercitar o corpo. Além disso, discute-se a importância de estimular as práticas a partir dos fundamentos básicos e da criação de coreografias, como estratégias para aproximar os alunos das ginásticas competitivas e não competitivas. As ações foram desenvolvidas no Colégio Santa Mônica situada na cidade de Limoeiro no agreste de Pernambuco com turmas do ensino fundamental anos iniciais e anos finais. Aproximamo-nos de abordagens de ensino variadas, incluindo a abordagem construtivista, a aprendizagem cooperativa e a utilização de tecnologias educacionais, visando promover a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais. Ao destacar estratégias pedagógicas exitosas, este estudo busca fornecer percepções valiosas para educadores interessados em otimizar a experiência de aprendizado em ginástica para turmas do ensino fundamental. Conclui-se que o ensino de ginástica é essencial para a construção de esquemas corporais, melhoria do ritmo e promoção do gosto pela prática de exercícios físicos entre os alunos do ensino fundamental, contribuindo assim para um estilo de vida saudável desde a infância."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID18216_TB7757_29072024210621.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA SOLEDADE SOLANGE VITORINO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "soledadevitorino15@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A ginástica é uma pratica corporal que proporciona o ser humano a explorar o corpo que necessita se exercitar, porém como incentivar os escolares terem gosto por esta pratica corporal? Este estudo busca nos aproximar de abordagens que potencializasse um ensino de ginástica para alunos do ensino fundamental, visando promover um ambiente de aprendizado engajador e inclusivo. O ensino de ginástica, muitas vezes marginalizado, é reavaliado neste estudo, destacando o papel crucial do professor de educação física em promover uma compreensão mais profunda da ginástica como uma arte de exercitar o corpo. Além disso, discute-se a importância de estimular as práticas a partir dos fundamentos básicos e da criação de coreografias, como estratégias para aproximar os alunos das ginásticas competitivas e não competitivas. As ações foram desenvolvidas no Colégio Santa Mônica situada na cidade de Limoeiro no agreste de Pernambuco com turmas do ensino fundamental anos iniciais e anos finais. Aproximamo-nos de abordagens de ensino variadas, incluindo a abordagem construtivista, a aprendizagem cooperativa e a utilização de tecnologias educacionais, visando promover a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais. Ao destacar estratégias pedagógicas exitosas, este estudo busca fornecer percepções valiosas para educadores interessados em otimizar a experiência de aprendizado em ginástica para turmas do ensino fundamental. Conclui-se que o ensino de ginástica é essencial para a construção de esquemas corporais, melhoria do ritmo e promoção do gosto pela prática de exercícios físicos entre os alunos do ensino fundamental, contribuindo assim para um estilo de vida saudável desde a infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.