A saber, um novo perfil profissional e de educador se institui no decurso humano, mesmo quando imerso no contexto de trabalho, ou ao longo do seu processo formativo, enquanto discente. Desde as séries iniciais, há neste decurso uma formação processual para o ser docente, no vivenciar a experiência discente, convívio com experiências educativas, métodos de ensino, práticas pedagógicas e educativas. O objetivo geral do estudo foi analisar a formação dos docentes na área da saúde, para o preparo de futuros profissionais gerenciadores das práticas de cuidado no cotidiano dos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa (RI) da literatura, cujo levantamento bibliográfico foi realizado no mês de maio de 2023, nas bases de dados indexadas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Após a leitura breve dos estudos encontrados, foi realizado um recorte temporal, sendo selecionados 13 artigos científicos, visto que esses abrangeram a temática proposta, atingindo os objetivos proposto por esse estudo. As pesquisas científicas selecionadas distinguiram-se em um recorte temporal entre 2013 a 2023. Foram selecionados um estudo publicado nos anos 2016, 2017 e 2022, respectivamente (7,6% da amostra); dois estudos publicados em 2018 e dois em 2020 (15,2%); e três publicados em 2019 e em 2021, respectivamente (22,8% da amostra). Não houve seleção de artigos publicados nos anos de 2013, 2014 e 2023. Todos os 13 estudos (100%) selecionados são do idioma português. O estudo evidenciou um desafio quanto ao alcance de uma perspectiva formativa ampliada e integral, que concretize situações de aprendizagens reais, à luz das necessidades, no campo do ensino e do trabalho, e que permita a ação-reflexão-ação, com o desenvolvimento cognitivo (saber ser) e habilidades operacionais (saber fazer) ancorados na ética do trabalho, compromisso com o ensino (saber ser), o conviver societário.