As feiras de ciências se apresentam como uma importante estratégia de valorização e estímulo ao conhecimento científico nas escolas de Educação Básica e possibilitam tanto aos estudantes quanto ao professor a ampliação dos processos de autonomia na construção dos conhecimentos. Durante todo o processo do desenvolvimento da pesquisa, o papel do professor-orientador é essencial para a aprendizagem dos estudantes, pois cabe a ele a missão de guiar e aconselhar sobre os rumos que a investigação pode levar. Nesse estudo é descrito um relato de experiência de um professor que foi, pela primeira vez, orientador de projetos científicos de uma feira de ciências em uma escola da rede privada de ensino localizada no município de Caraúbas/RN. Apesar das inseguranças e desafios que surgiram durante o processo, o professor conseguiu exercer a sua função com êxito e os estudantes conseguiram construir os seus trabalhos científicos, que foram apresentados no dia da feira de ciências realizada pela escola. Por meio da experiência vivenciada, o professor pôde se desenvolver enquanto orientador de projetos científicos, o que resultou na superação de algumas inseguranças enquanto a sua profissão e na superação de desafios que surgiram durante todo o processo de orientação Considera-se que a prática pedagógica exercida pelo professor se apresentou como importante agente de formação e reflexão do trabalho docente, uma vez que prática efetiva de uma atividade profissional pode se apresentar como importante agente formador.